Estudantes divulgam formas de recuperação de eletrodomésticos

UTILIDADE PÚBLICA

Estudantes divulgam formas de recuperação de eletrodomésticos

Aparelhos que ficaram submersos durante as cheias podem ser recuperados 

Estudantes divulgam formas de recuperação de eletrodomésticos
Foto: divulgação Univates
Estado

Devido às cheias que atingiram o estado, inúmeros eletrodomésticos ficaram submersos. Pensando na recuperação desses bens, os alunos do curso de engenharia elétrica da Universidade do Vale do Taquari, divulgaram uma cartilha com orientações para restauração dos aparelhos.

A primeira instrução, é que o eletrodoméstico não deve ser ligado a energia elétrica, devido ao alto risco de deterioração completa. Os estudantes também mencionam, que caso o aparelho estivesse ligado na tomada durante a cheia, as chances de recuperação são menores.

Na sequência, eles explicam sobre a forma de limpeza.  Após desmontar, a higienização pode ser realizada por meio de escovas de dente para aparelhos mais sensíveis e lava jatos para eletrodomésticos mais robustos. “Neste caso, limpa-contato e álcool isopropílico ajudam na limpeza e secagem, além do spray Wd-40, para evitar oxidação futura”, esclarecem os estudantes.

É importante que o aparelho seque muito bem e não sobre resquícios líquidos. Esse processo pode ser realizado de forma natural ou elétrica, por meio de secadores de cabelo ou sopradores. Para placas eletrônicas, fornos elétricos podem ser usados como estufa, desde que seja em uma temperatura amena.

Após a finalização do processo de secagem, o aparelho pode ser ligado na tomada. No entanto, deve ser realizado uma única tentativa, em caso de não funcionamento, o usuário deve se direcionar a uma assistência técnica.

A cartilha completa pode ser conferida aqui.

Acompanhe
nossas
redes sociais