Exército anuncia contrução de passadeiro entre Marques de Souza e Travesseiro

RIO FORQUETA

Exército anuncia contrução de passadeiro entre Marques de Souza e Travesseiro

Estrutura semelhante foi instalada entre Arroio do Meio e Lajeado na semana passada

Por

Atualizado domingo,
19 de Maio de 2024 às 10:09

Exército anuncia contrução de passadeiro entre Marques de Souza e Travesseiro
Parte da estrutura foi arrancada na cheia em 1º de maio
Marques de Souza

O Batalhão de Engenharia do Exército inicia hoje, 18, a construção de um passadeiro sobre o rio Forqueta, conectando os municípios de Marques de Souza e Travesseiro. A estrutura será similar àquela instalada entre Lajeado e Arroio do Meio, proporcionando uma nova via de acesso entre as duas cidades.

A confirmação do início das obras foi feita pelo prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier. Em declaração, o prefeito destacou a importância da nova estrutura para a comunidade local. “A construção do passadeiro é uma possibilidade de garantir o acesso dos moradores de Marques de Souza e Travesseiro. Hoje a travessia é feit acom barcos de voluntários”, afirmou.

Além disso, o prefeito revelou planos futuros para a região. “Estamos considerando a construção de uma passagem específica para pedestres e motocicletas, visando atender às necessidades de deslocamento da população de forma mais segura e eficiente”, acrescentou.

Reconstrução

 

Na última semana o governo federal anunciou, o aporte de R$ 4,1 milhões para a reconstrução da ponte. Parte da estrutura veio abaixo durante a cheia histórica do Rio Forqueta, no começo do mês.

Conforme o prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz, o plano de trabalho para a obra foi aprovado após receber complementações. Os municípios pleiteavam um valor maior junto a União, mas agora se mobilizam para garantir o valor necessário para viabilizar a nova travessia.

https://grupoahora.net.br/conteudos/2024/05/10/moradores-iniciam-mobilizacao-para-reconstrucao-de-ponte-entre-travesseiro-e-marques-de-souza/

Uma avaliação inicial revela que dois pilares e três vãos foram arrastados pela força das águas. A ponte, inaugurada em fevereiro de 2006, possui 161 metros de extensão e é composta por sete pilares, seis vãos e 24 vigas de concreto. Sua construção, na época foi uma uma demanda antiga das comunidades locais, foi um processo que durou décadas.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais