Procissão leva mais de 30 mil pessoas ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

TAQUARI

Procissão leva mais de 30 mil pessoas ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Romaria em homenagem à santa ocorreu nesse domingo, em Rincão São José. Tradicional caminhada foi feita ao longo do dia pela comunidade, com paradas para orações

Por

Procissão leva mais de 30 mil pessoas ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida
No Santuário, espaço de oração marca o local onde Nossa Senhora apareceu em 1988. Crédito: Bibiana Faleiro
Taquari

Perto das 8h do domingo, 21, Cleusa Maria da Costa saiu do centro de Taquari em direção a Rincão São José. Acompanhada da filha Caroline da Costa de Souza, ela estava entre o grupo de fiéis que seguiu em procissão ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção para participar da 32ª Romaria em homenagem à santa. O trajeto feito por elas levou 1h20min.

Com missas em cinco horários, mais de 30 mil pessoas de diferentes partes do estado passaram pela localidade. A data é marcada pela fé, e relembra a aparição de Nossa Senhora em Taquari, no dia 24 de março de 1988, próximo a uma árvore chamada “chá-de-bugre”, que foi preservada no interior do Santuário.

Caroline e a mãe Cleusa saíram do centro de Taquari em procissão até o Santuário de Nossa Senhora da Assunção. Crédito: Bibiana Faleiro

Cleusa, com 18 anos na época, morava em Rincão São José e lembra da história. O menino Volnei Quadros da Silva, que tinha 11 anos, teve a primeira visão de Nossa Senhora. E, apesar da taquariense não ter visto a imagem, recorda que os moradores ficaram em choque e passaram dias em oração.

“Muitas pessoas dizem ter visto. Depois disso, a gente não comia, não ia pra casa, ficávamos lá em oração. Aquilo deixou a comunidade eufórica”, conta. Na época, havia apenas uma pequena capela no local. O Santuário em homenagem à Nossa Senhora da Assunção foi construído mais tarde.

Local de peregrinos

O Frei João Sulzbach, responsável pelo santuário, também recorda a história da aparição. “No outro dia, mais meninos, e entre eles um menino de rua que vivia ali, tiveram a visão de Nossa Senhora, e com ele ela se comunicou. Ela teria dito que veio para trazer a paz”, conta.

De acordo com o religioso, depois do ocorrido, a comunidade mudou, e o local passou a ser um destino de milhares de peregrinos. Frei João destaca que a Romaria em homenagem à Nossa Senhora da Assunção é uma das datas mais importantes do santuário, e ocorre no terceiro domingo de agosto.

Ele destaca que a caminhada é feita pelo povo a lugares onde algum fato religioso foi marcado. No santuário, os fiéis buscam agradecer e se encontrar com Nossa Senhora.

O Frei Gastão Carlos Zart também ressalta a importância da data para a comunidade. “Esta é uma festa do povo, e por isso ele vem em grande número. É a festa de assunção de Nossa Senhora ao céu”, afirma.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais