Prefeito e Vice detalham avanços na cidade

LAJEADO

Prefeito e Vice detalham avanços na cidade

Marcelo Caumo e Gláucia Schumacher fazem um panorama sobre as demandas no município e o andamento das ações

Por

Prefeito e Vice detalham avanços na cidade
Foto: Pedro Rodrigues
Lajeado

Após mais um dia de esforços para enfrentar as consequências das enchentes, autoridades regionais se reuniram para avaliar o panorama do dia e planejar estratégias futuras. O Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e a Vice-Prefeita, Gláucia Schumacher, compartilharam detalhes das ações em entrevista à Rádio A Hora,  nesta quinta-feira, 9.

Pela manhã, o prefeito, juntamente com representantes de Cruzeiro do Sul, Fepam e Ministério Público, participou de uma reunião no prédio do MP para discutir a gestão dos resíduos resultantes das cheias. Após considerar a viabilidade da reciclagem de materiais como móveis e lodo, foi decidido que esses resíduos serão encaminhados para a Antiga Saibreira, localizada entre Lajeado e Cruzeiro do Sul, enquanto os domiciliares seguirão para o aterro sanitário.

A operação conta com o apoio logístico do estado, que fornece as máquinas necessárias, enquanto cada município é responsável pelo transporte dos materiais para os locais designados. Além dos municípios citados, Marques de Souza e Santa Clara do Sul também devem depositar no mesmo local. “A questão ambiental está resolvida. É uma entrega muito importante que atenderá a todos. Além dessas matérias, árvores e galhos também poderão ser depositados lá.” detalha o prefeito.

Em relação às demandas de infraestrutura, um general do Exército visitou a região para avaliar as demandas, incluindo a reconstrução da ponte que conecta Lajeado a Arroio do Meio. O prefeito destacou a urgência desse projeto. “Tivemos um movimento das forças empresariais para reconstrução da Ponte de Ferro e isso é louvável, porém, por mais que seja ágil, e leve em torno de três meses, nesse momento precisamos de uma resposta o quanto antes, no mínimo de dez dias. Com a previsão de chuva para o fim de semana, foi necessário segurar as obras da ponte do Exército”, explica Caumo.

Apesar dos desafios, há avanços em outras áreas, como a instalação de uma passadeira entre Lajeado e Arroio do Meio, prevista para ser concluída até sexta-feira, segundo o general. Enquanto isso, botes do Exército estão disponíveis para a travessia.

No que diz respeito ao restabelecimento dos serviços básicos, como água e energia elétrica, alguns bairros já foram reabastecidos, mas outros ainda enfrentam dificuldades. O prefeito disse que ainda nesta noite, se reunirá com a RGE para cobrar agilidade na restauração do serviço de energia elétrica. Quanto ao abastecimento de água, a Corsan está com dificuldade para localizar e desobstruir um entupimento nos canos que abastecem o bairro Jardim do Cedro, mas a equipe continua trabalhando para resolver a situação.

Na BR-386, as pistas continuam interditadas devido aos danos causados pelas enchentes. Para isso, será necessário recompor a estrutura e a cabeceira da ponte para então, liberar o tráfego. A estimativa é que os serviços avancem e que as duas pistas sejam liberadas em pelo menos dez dias.

Acompanhe
nossas
redes sociais