Venâncio Aires anuncia aluguel social às vítimas das cheias

Auxílio aos atingidos

Venâncio Aires anuncia aluguel social às vítimas das cheias

Prioridade será para atender as famílias atualmente nos abrigos municipais

Por

Venâncio Aires anuncia aluguel social às vítimas das cheias
Foto: divulgação
Venâncio Aires
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Embora tenha sido recentemente possível ingressar com maquinário na região de Vila Mariante, diretamente atingida pela enchente do Rio Taquari, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, anuncia que está em fase organização programa municipal que destinará recursos para o pagamento de aluguel social aos afetados pela cheia. Nesta quarta-feira, 8, todo o maquinário possível, tanto da prefeitura, quanto de terceiros, atua na desobstrução de vias em Vila Mariante.

Jarbas destacou que a prioridade inicial para os beneficiados pelo programa de aluguel social, será em  atender cerca de 250 a 300 pessoas que permanecem nos três abrigos municipais, montados no bairro Santa Tecla, em Vila Estância Nova e em Linha Mangueirão. Ele disse, ainda, que no momento uma equipe faz contato com todas as imobiliárias do município para levantamento do número de residências disponíveis para essa finalidade.

Outra questão destacada é que está em estudo, a depender da questão orçamentária, o tempo de concessão desse aluguel social. “Passar uns dias com a família em um ginásio até é possível, mas agora quando isso pode levar meses, temos que ter a responsabilidade de acomodarmos os moradores, que na maioria dos casos perdeu por completo a residência”, afirma.

RSC-287

O prefeito também comunicou que o governo municipal avança para, em poucos dias, anunciar desvio por estrada vicinal para garantir o trânsito em um primeiro momento de veículos pesados, entre Santa Cruz do Sul/Venâncio Aires com Bom Retiro do Sul/Taquari, já que três quilômetros da RSC-287 necessitam de total reconstrução.

O projeto, no momento, indica que o desvio municipal passará por Picada Mariante, trecho da ERS-130 e acesso principal, asfaltado, de Vila Mariante. Ele argumenta que para a estruturação desse desvio municipal, além do maquinário da Prefeitura, serão usados implementos de empresários locais e regionais.

O Rosa diz que é inaceitável aguardar o prazo de um mês para que um desvio oficial da Concessionária de Santa Maria seja colocado em funcionamento. Nesta semana, depois de passar por duas vistorias, a concessionária liberou para o trânsito normal a Ponte do Mariante, entra Venâncio Aires e Bom Retiro do Sul. A estrutura de 576 metros de extensão está localizada no quilômetro 55 da rodovia.

Acompanhe
nossas
redes sociais