Corsan trabalha para restabelecer abastecimento de água

em Lajeado

Corsan trabalha para restabelecer abastecimento de água

Gerador vindo de Santa Catarina chega na cidade para auxiliar no serviço, além de reforço enviado de POA com equipes de manutenção

Por

Atualizado domingo,
05 de Maio de 2024 às 00:56

Corsan trabalha para restabelecer abastecimento de água
Corsan Bento Rosa. (Foto: Pedro Rodrigues)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com a redução do nível do Rio Taquari desde a quinta-feira, 2, equipes da Corsan conseguiram acessar as estruturas operacionais da companhia. Em entrevista à Rádio A Hora neste sábado, 4, o diretor de operações da empresa, Rodrigo Lacerda, destacou que agora é mais visível a extensão dos danos nos poços. Na subestação de energia responsável pela captação de água em Lajeado, por exemplo, foi completamente destruída pela correnteza, além da falta de energia elétrica nas unidades. No entanto, as bombas permanecem intactas. “Nosso desafio atual é reconstruir as estruturas operacionais para restaurar o abastecimento o mais rápido possível.” enfatiza Lacerda.

De acordo com o diretor, a Corsan mobilizou 22 geradores no Vale para fornecer energia e restabelecer o abastecimento. Porto Alegre, que é a origem do suprimento para transportar os equipamentos até a região afetada, foi impactada pela elevação do Rio Guaíba, impossibilitando o transporte de alguns equipamentos. Para superar essa dificuldade, a companhia deslocou um helicóptero da capital para trazer equipes de mão de obra e iniciar os trabalhos de manutenção e operação na região. “Nossa logística no Vale será realizada por via aérea, dentro das capacidades de transporte dos equipamentos. Além disso, temos 18 caminhões-pipa em deslocamento para atender cada cidade” afirma o diretor.

Em Lajeado, um gerador vindo de Santa Catarina chegou no início da noite deste sábado para retomar a captação de água. “Com a chegada do gerador, somada às equipes mobilizadas e às equipes vindas de Porto Alegre, esperamos religar o sistema de Lajeado ainda neste fim de semana”, disse o presidente. As equipes seguem trabalhando para religar a estação de tratamento de água e iniciar a distribuição na cidade.

O mesmo processo está ocorrendo nas demais cidades afetadas. Em Estrela, cinco dos 25 poços já estão funcionando, enquanto os demais estão passando por manutenção. Geradores estão sendo enviados de Bento Gonçalves para restabelecer o abastecimento de energia. Em Arroio do Meio, cinco poços estão operando. Parte da estação de tratamento de água ainda continua submersa, mas equipes já estão no local para fazer manutenção. Em Encantado, embora não tenha acesso à cidade, há dois poços em operação lá, e assim que possível será feita a manutenção para conseguir restabelecer. Em Bom Retiro do Sul, a captação já foi retomada, e a recuperação está em andamento. “Toda a equipe está empenhada em restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível.” conclui Lacerda.

Acompanhe a cobertura completa

Acompanhe
nossas
redes sociais