Lajeado busca destravar novo acesso ao Hidráulica

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Lajeado busca destravar novo acesso ao Hidráulica

Município pleiteia junto à CCR ViaSul e ANTT a construção de uma passagem sobre a BR-386, que serviria para desafogar o trânsito da ligação atual com o Alto do Parque. Resposta deve vir até 15 de abril, projeta prefeito

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Atualizado segunda-feira,
01 de Março de 2024 às 08:12

Lajeado busca destravar novo acesso ao Hidráulica
Uma das principais ruas do Hidráulica, a 17 de Dezembro apresenta lentidão no trânsito em determinados horários
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Trânsito saturado, ruas estreitas e sem possibilidade de expansão e surgimento de novos empreendimentos. Motivos que levam o governo municipal a buscar uma nova solução à mobilidade urbana no acesso ao bairro Hidráulica, a partir de quem vem da Univates e do Alto do Parque. É um projeto que ainda está no papel.

A intenção do município em contar com uma ligação alternativa sobre a rodovia federal é antiga, mas ganhou força este ano. A proposta hoje está no escopo da Coordenadoria de Projetos Especiais, após um pedido do prefeito Marcelo Caumo, em virtude dos gargalos do trânsito naquela região.

Caumo debateu a possibilidade de execução da obra durante ida a Brasília na última semana. Na ocasião, ele se reuniu com representantes da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e da CCR ViaSul, concessionária da rodovia. A expectativa é de que o projeto seja aprovado até 15 de abril.

“É um projeto com custo-benefício muito interessante. Assim que obtivermos o aval, queremos abrir a licitação ainda este ano”, pontua o prefeito. A ponte é uma dentre três obras que o município pleiteia junto à CCR. As outras estão em acessos aos bairros São Cristóvão e Florestal, também pela BR-386.

Intenção é que travessia seja construída próximo à passagem atual, sobre a BR-386

Recursos municipais

Caso obtenha o aval da CCR e da ANTT, o município executará as obras com recursos do município. “Os projetos estão com a ANTT. Buscamos esse atalho com eles para que tenhamos maior celeridade nessa intervenção. Saímos satisfeitos e fomos muito bem atendidos. É um canal importante na antecipação de demandas”.

A nova travessia seria construída paralela a existente hoje, na conexão das ruas 17 de Dezembro e Nossa Senhora do Caravaggio. A extensão iniciaria na rua Silvestre Jacob Ely, nos fundos do Garden Haus e terminaria do outro lado da rodovia, próximo à Fruki.

Presidente da Associação de Moradores do Hidráulica, Roberto Petuco considera positiva a construção de um novo acesso ao bairro. “Com certeza vai melhorar para nós. O Centro vai avançando sobre os bairros e o trânsito também”, frisa.

Vias binárias

Caso o projeto da nova travessia se consolide, o governo municipal projeta, no futuro, transformar esta e a 17 de Dezembro em vias binárias. Ou seja, com fluxo em sentido único. Uma das ruas seria exclusivamente para acesso ao Alto do Parque e a outra só funcionaria com trânsito em direção ao Centro da cidade.

A atual estrutura que conecta os dois bairros foi construída na década de 1990, em meio às obras de duplicação da BR-386, no trecho Lajeado/Estrela. À época, a Bento Rosa, que tinha poucos metros de pavimentação, era a principal forma de ligação entre os dois bairros.

Alteamento da Bento Rosa

– Outra proposta de mobilidade que Lajeado pleiteia junto à CCR ViaSul e ANTT é o alteamento da Bento Rosa, sob a ponte seca da BR-386. Esta é uma demanda antiga do município;

– O pedido ocorre por conta do risco de enchentes no local. A ideia é elevar dois metros a mais de cota, o que resultaria em uma redução de 40% nas interrupções do fluxo em caso de inundações.

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