Conexão entre parques valoriza origens da cidade

LAJEADO

Conexão entre parques valoriza origens da cidade

Consolidação do Parque Linear Engenho visa transformar área degradada de Lajeado, na ligação entre Centro, Hidráulica e Americano. Trajeto percorre a avenida Décio Martins Costa

Por

Atualizado segunda-feira,
01 de Março de 2024 às 08:13

Conexão entre parques valoriza origens da cidade
Quadra de vôlei de praia é um dos espaços mais frequentados pela comunidade dentro do complexo

Considerada antes o “patinho feio” da área central da cidade, a avenida Décio Martins Costa ganha nova cara a partir do surgimento de uma nova vocação à área. Idealizado desde 2022, o Parque Linear Engenho se consolida com a inauguração de espaços de lazer e prática de atividades esportivas, e avança na proposta de conexão entre parques.

As primeiras movimentações começaram ainda com a inauguração do Parque Ney Santos Arruda, no Centro, em 2023. A criação de uma rota da chamada “rua do Valão” com a nova área de lazer às margens do rio Taquari abriu caminho para a transformação do local. Hoje, há diferentes possibilidades no local, que passa também pelo bairro Hidráulica, até chegar no Americano.

Segundo a secretária de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Cátia Berteli, o Parque Linear está direcionado, sobretudo, para os esportes e possibilita uma utilização digna a um local antes abandonado. “São áreas nobres da cidade, que não permitem mais construção de qualquer tipo e estavam ociosas. Agora, encontramos uma forma de torná-las úteis e vivas, pois sempre terá pessoas circulando o tempo todo”, pontua.

Já foram inauguradas as quadras de areia, onde ocorre a prática de vôlei de praia e beach tennis, e também a pista de skate, que atende a uma reivindicação antiga de usuários. Outros espaços estão em obras e devem ser inaugurados este ano, enquanto há, ainda, projetos que não saíram do papel e podem ficar para 2025.

Novidades

Conforme Cátia, a quadra de basquete está em processo de finalização, enquanto as obras da pista de patinação tiveram início este mês. “Com isso, teremos também vários lugares de contemplação, de passeio. E projetamos um espaço para roda de capoeira e estudamos, ainda, a instalação de uma estrutura para a prática de tênis de mesa.

Em frente às canchas de areia, em uma área que pertence ao município, Cátia ressalta a intenção de criar um espaço mais voltado para a Terceira Idade. “Não podíamos deixar de fora. Pensamos numa faixa etária mais madura também, com a bocha, e algumas mesas de jogos de tabuleiro, de xadrez ou cartas”.

Há a possibilidade, ainda, da instalação de uma pista de bicicross dentro da extensão do Parque Linear Engenho. No entanto, como não há mais áreas disponíveis na Décio Martins Costa, a ideia é levá-la para um terreno que fica nos fundos do Colégio Castelinho. No entanto, necessitaria de uma negociação entre município e Estado.

Melhorias reaproximaram população do Parque do Engenho

Melhorias e novas ligações

Uma das propostas do Parque Linear Engenho é conectar todo esse trecho da cidade até o Parque do Engenho, localizado em uma das principais áreas verdes da cidade, no Americano. Bastante frequentado pela comunidade, recebeu melhorias nos últimos meses. Renovado, volta a ganhar papel de destaque na cidade.

O acesso ao local foi facilitado a partir de quem vem da Décio Martins Costa. “Foi feita uma ponte, que sai do lado da roda. Depois, você sobe a escadaria e está dentro do Parque do Engenho. Fizemos também toda a revitalização da parte de iluminação, então está bem melhor de visitá-lo a noite”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Luis Benoitt.

Além disso, a gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi reformada e pintada, com a colocação de novos bancos e também brinquedos. Uma nova etapa de revitalização inclui também a conexão do chamado “Mato do Engenho”, que fica nos fundos do parque, com a rua Carlos Gravina. O objetivo é proporcionar uma ligação com a BR-386.

Convívio com as enchentes

Uma das preocupações futuras em relação ao Parque Linear Engenho é de como a área de lazer vai reagir em caso de grandes enchentes, como as de setembro e novembro. No ano passado, apesar de todo o cenário de destruição, as quadras permaneceram quase ilesas após a inundação.

“São áreas alagáveis, mas trabalhamos com materiais que não serão prejudicados com as cheias. É claro que há coisas que não tem como evitar, caso das redes, que se deterioram. Mas são produtos com custo baixo e que podem ser substituídos com maior facilidade. Mas a infraestrutura como um todo é pensada para que sejam resistentes às enchentes”, pontua Cátia.

Parque Linear Engenho

– Conectar diferentes áreas de lazer e contemplação da cidade por meio de um dos principais símbolos da cidade. Este é um dos objetivos do Parque Linear Engenho;

– A proposta, inicialmente, envolve os bairros Centro, Hidráulica e Americano, conectando o Parque Ney Santos Arruda até o Parque do Engenho, passando pela avenida Décio Martins Costa;

– Há também a possibilidade de estender o Parque Linear até o bairro São Cristóvão, em direção ao Parque Piraí, seguindo o trajeto do Arroio do Engenho. Com isso, seria feita uma ligação via BR-386.

Acompanhe
nossas
redes sociais