Lajeado prepara substituição de abrigos de ônibus danificados

precariedade

Lajeado prepara substituição de abrigos de ônibus danificados

Certame definiu empresa responsável para fornecimento das estruturas metálicas. Prioridade será a reposição de pontos danificados pelas enchentes de setembro e novembro

Por

Atualizado segunda-feira,
01 de Março de 2024 às 08:14

Lajeado prepara substituição de abrigos de ônibus danificados
Hoje, há estruturas em condições precárias que necessitam de reposição, como na região baixa do Centro. (Foto: Mateus Souza)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Alvo de reclamações frequentes de usuários devido à precariedade, abrigos de ônibus danificados serão substituídos. O governo municipal licitou a compra de novas estruturas a serem instaladas em diferentes pontos da cidade. Os locais serão definidos a partir de avaliação da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

Ao todo, conforme o titular da pasta, Fabiano Bergmann, foram solicitados em torno de cem abrigos. As estruturas serão fornecidas por uma empresa de Lajeado, que venceu o certame com uma proposta de R$ 6,8 mil por unidade. O contrato, a partir da assinatura, terá validade de doze meses.

Bergmann lembra que a instalação de todos os abrigos adquiridos no processo não ocorrerá de forma imediata. “Prioritariamente, serão destinados para substituir aquelas paradas de ônibus que foram levadas embora pela enchente, ou as que foram muito castigadas pela força das águas”, salienta.

Boa parte dos pontos onde ocorrerão as trocas, relata o secretário, estão no bairro Conservas e nas imediações da avenida Beira Rio, além da região baixa do Centro de Lajeado e também no Hidráulica. “São vários locais onde precisamos dar mais atenção. Em alguns, os abrigos nem existem mais”.

Pela cidade

Outros bairros, no entanto, não serão esquecidos com a substituição dos abrigos, promete Bergmann. Lembra, porém, que esses locais serão definidos a partir de uma avaliação conjunta com o Departamento de Trânsito, que busca fazer o acompanhamento permanente das estruturas mais defasadas e que precisam de substituição.

“Aquelas com a necessidade de troca, nós encaminhamos para a Secretaria de Obras o pedido. E o que temos feito também é criar alguns pontos novos, esses em um acordo com a comunidade e a empresa de ônibus responsável. A gente vai lá, delimita e coloca a placa indicativa”, frisa o coordenador do órgão, Vinicius Renner.

Hoje, existem cerca de dez solicitações para instalação de paradas de ônibus feitas pelo departamento. Os pedidos se concentram principalmente em bairros mais afastados do Centro da cidade.

Espera de três anos

Um dos casos mais emblemáticos é em São Bento, onde um antigo abrigo foi destruído após ter sido atingido por um veículo, quase na esquina da rua Augusto Adolfo Scherer com a Carlos Spohr Filho.

Moradores do entorno aguardam há três anos pela instalação de um novo abrigo. A demanda também é frequentemente levantada na câmara de vereadores.

Mais sobre os abrigos

  • Construção em estrutura metálica e telhamento com telha de aço ou alumínio, instalada em locais indicados;
  • Cada unidade terá dimensões de 1,60 por 4 metros e altura de 2,412 metros
  • Os bancos serão de madeira e terão o formato de um “U”
  • Haverá fechamento lateral, com painéis de policarbonato compacto;
  • O fundo da parada será fechado com chapas metálicas galvanizadas.

Acompanhe
nossas
redes sociais