Com suíno engordado de forma comunitária, Festa da Partilha ocorre domingo em Ilópolis

Turismo religioso

Com suíno engordado de forma comunitária, Festa da Partilha ocorre domingo em Ilópolis

Festividade ocorre desde 2001 e tem como diferencial peregrinação de animal nas famílias de Santo Antão e novena permanente

Por

Com suíno engordado de forma comunitária, Festa da Partilha ocorre domingo em Ilópolis
Acompanhado da imagem de Santo Antão, suíno peregrina pelas propriedades durante um ano. Crédito: Neuro Coradi
Ilópolis
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Como é costume no terceiro domingo de janeiro em Ilópolis, ocorre neste dia 21 a Festa da Partilha de Santo Antão. Em sua 23ª edição, o evento inicia às 10h com a santa missa. Terá ainda almoço e animação dançante (programação completa abaixo).

A tradicional celebração religiosa surgiu em 2001, quando a comunidade foi desafiada a engordar um porco de forma comunitária. O animal passou de casa em casa até ser abatido em sacrifício três dias antes do evento. Toda a carne e demais alimentos provenientes do leitão são partilhados pela comunidade.

Com o passar dos anos, o evento agregou experiências espirituais. A imagem de Santo Antão acompanha a peregrinação do animal em cada família. A comunidade também realiza uma novena permanente em honra ao santo conhecido como protetor dos animais domésticos.

O porco inicia a caminhada com 11 quilos e no fim de ano de engorda alcança cerca de 250 quilos.

Integrante da comissão organizadora, Simone Chiesa Gomes ressalta que o curioso ritual religioso faz a festa atrair fiéis de todo o estado. Além de integrar a comunidade em torno do padroeiro, a engorda comunitária do animal atualiza os ensinamentos do santo.

“É uma história de força de vontade e de fé. Jesus está em tudo que é posto em comunidade”, reforça.

Mais de 20 famílias de Santo Antão auxiliaram na engorda do suíno. A comunidade ilopolitana tem como força econômica a erva-mate. Lá estão instaladas duas ervateiras, além de uma empresa de produtos de limpeza e uma agroindústria de doces.

Por que um suíno?

Na iconografia tradicional, Santo Antão é representado com longa barba branca, uma vara e sino e sempre acompanhado de um porco. Ele foi um santo cristão do Egito nascido em Coma por volta de 250.

A ligação com o porco não está ligado diretamente ao santo, mas nasceu na Idade Média. Todas as aldeias da época tinham um porco que era doado aos hospitais dos monges de Santo Antônio. Dessa forma, o animal se tornou sagrado, pois servia de alimento aos doentes. Quem roubasse um suíno receberia a vingança do santo, ou seja, doenças em vez de cura.

Programação

10h – Missa seguida da partilha dos produtos oriundos do porquinho;

12h – Almoço com espeto corrido. Ingressos vendidos a R$ 45 (adulto) e R$ 25 (crianças de 8 a 12 anos)

14h – Animação com grupo LRE

Sorteio de ação entre amigos durante a tarde

Acompanhe
nossas
redes sociais