Vereador de Roca Sales diz “trabalho de gente branca” e pede desculpas

SESSÃO DA CÂMARA

Vereador de Roca Sales diz “trabalho de gente branca” e pede desculpas

Antônio Valesan (PTB) usava tribuna para criticar obra executada por empresa à beira do Rio Taquari

Por

Atualizado terça-feira,
05 de Dezembro de 2023 às 10:35

Vereador de Roca Sales diz “trabalho de gente branca” e pede desculpas
À esquerda, vereador Antônio Valesan (PTB). Ao lado, o presidente do Legislativo, Paulo Ricardo Gonçalves (MDB) (Imagem: Reprodução / YouTube)
Roca Sales
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um vídeo da sessão da Câmara de Vereadores de Roca Sales desta segunda-feira, 4, repercute nas redes sociais. Na tribuna, o vereador de Roca Sales Antônio Valesan (PTB) criticava trabalho executado por empresa privada na beira do Rio Taquari. “Se isso continuar e não tiver um trabalho de gente branca. De gente que sabe fazer esse trabalho com técnicas. De pessoas que sabem fazer. Nós vamos embargar aquilo lá.”

ASSISTA AO VÍDEO AQUI

Minutos depois, na tribuna, o presidente da casa legislativa, Paulo Ricardo Gonçalves (MDB), que é negro, abriu espaço para Valesan se desculpar. “Eu queria pedir desculpas. Não é contra outras raças. Eu sou uma pessoa que convive todos os dias com pessoas de diferentes cores. Jamais iria colocar isso em algum pronunciamento meu. Estou hoje o dia inteiro trabalhando com chuva. Fiquei sem as refeições do almoço. Estou bastante cansado e com dor de cabeça.”

Prefeito cassado em 2011

Valesan foi cassado do cargo de prefeito em 2011. À época, o então vice e atual prefeito, Amilton Fontana (PMDB), assumiu. A sessão desta segunda-feira, 5, foi marcada pela oficialização do pedido de CPI para investigar Fontana devido a doações que foram perdidas na última cheia e declarações dadas em decorrência da situação.

LEIA MAIS: CPI é oficializada para investigar o prefeito de Roca Sales

Após a repercussão, Valesan divugou documento para se desculpar. Confira na íntegra abaixo:

CARTA ABERTA À COMUNIDADE

Palavras ditas não podem ser apagadas, mas quando equivocadas, precisam ser retratadas publicamente e urgentemente, com humildade em reconhecimento ao erro.

Em respeito à comunidade de Roca Sales e a reputação da minha vida, peço perdão em virtude do discurso insensato dito na tribuna da Câmara de Vereadores. Não há nenhuma justificativa que isente esse absurdo.

Que todo ato de preconceito se transforme em letramento para que erros dessa natureza jamais se repitam. Esse é o meu desejo e também passa a ser a minha luta na Casa do Povo.

Publicamente, perdão.

Vereador Pegari

Acompanhe
nossas
redes sociais