Ecovale Acabamentos é responsável por criar a exclusiva madeira sintética

Vale Empreendedor

Ecovale Acabamentos é responsável por criar a exclusiva madeira sintética

Fundada em 2013, por João Eggers, empresa de Estrela desenvolveu a exclusiva tecnologia para o ramo de acabamentos para a construção civil no Brasil

Por

Atualizado segunda-feira,
16 de Outubro de 2023 às 13:16

Ecovale Acabamentos é responsável por criar a exclusiva madeira sintética
Ecovale amplia parque fabril para produzir ainda mais madeira sintética (Foto: Andreia Rabaiolli)

A inovação revitaliza negócios e pode ser ponto de virada de empreendimentos que desejam se diferenciar no mercado. Foi assim com a Ecovale Acabamentos. A empresa foi fundada em 2013, por João Eggers e o sócio Guilherme Rex, em Estrela, acreditando na sustentabilidade como estratégia de negócio. “Nos tornamos a primeira marca do Brasil a atuar com madeira sintética de alta desempenho, o super WPC”, explica João. O produto é 100% reciclável, utilizado nos acabamentos internos, decks, revestimentos de fachadas de casas e lojas.

João é filho de família empreendedora. O pai, Nelson Eggers, diretor da Bebidas Fruki, foi seu referencial no campo dos negócios e o inspirou a inovar. “Atuo em uma área muito diferente de minha família. A Ecovale tem suas particularidades.”, enfatiza o administrador, que prioriza a estética e a durabilidade, nos produtos que coloca no mercado.

Em 2014, a Ecovale reciclava quase 100% dos resíduos, produzindo forros de PVC, mas João foi buscar materiais inovadores para aprimorar as soluções oferecidas pela empresa. Em 2015, ele assume totalmente a liderança, da empresa e passa a ser o único diretor. Nesta etapa, decide reestruturar a estratégia empresarial, investindo em pesquisas sobre madeira sintética. 

Em 2017, a Ecovale lança rodapés produzidos com a tecnologia SuperWPC. Além de serem 100% à prova d`água, possuem resistência e não propagam chamas. “Foi um marco. A partir disso, começarmos a oferecer produtos inovadores para o mercado da construção civil”, salienta João. 

A madeira sintética forneceu a matéria-prima perfeita para a Ecovale abrir mercados. Hoje, indústria atende a região Sul, possui atuações no Nordeste e Centro-Oeste. O negócio iniciou com dois colaboradores e hoje conta com 30.  Estão divididos em equipes de televendas e vendedores interno. Há ainda 35 representantes comerciais que mantém as vendas aquecidas. “A Ecovale atende o varejo, mas também construtoras e indústrias de esquadrias. Estamos ampliando o mercado de São Paulo”, salienta João. 

A fábrica instituiu o respeito ao meio ambiente como um dos valores fundamentais e oficializou isso no nome: “Ecovale é a junção de ecologia e Vale do Taquari”, explica João. A empresa dobrou a capacidade produtiva nos últimos três anos. “Em 2022, produzimos e vendemos 800 quilômetros de perfis em WPC”, salienta o diretor.

Para 2023, a Ecovale está ampliando o parque fabril em 800 metros quadrados. Será no total, 2,5 mil metros quadrados de área, para fabricar produtos sustentáveis e inovadores no setor da construção civil.  “Não se empreende da noite para o dia. É importante buscar conhecimento, atuar com uma equipe harmônica e engajada”, destaca o empreendedor, que acredita no poder da estratégia, da criatividade e da persistência para elevar o padrão do empreendedorismo no Vale do Taquari.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais