Marcauten Propriedade Intelectual protege as marcas empreendedoras do Vale

Vale Empreendedor

Marcauten Propriedade Intelectual protege as marcas empreendedoras do Vale

Escritório de Teutônia liderado por Camila Brunetto e Vinícius Christ atende grandes nomes do Brasil, como o Grupo Primo, do empresário Thiago Nigro, Joel Jota e Fernanda Tochetto

Por

Atualizado quarta-feira,
27 de Setembro de 2023 às 08:46

Marcauten Propriedade Intelectual protege as marcas empreendedoras do Vale
Camila e Vinícius defendem a propriedade intelectual de mais de mil marcas (foto: Andréia Rabaiolli).

Marcas registradas são ativos valiosos que contribuem para a reputação de uma empresa e ajudam o negócio a se destacar no mercado. Os advogados Camila Brunetto e Vinícius Christ, de Teutônia, perceberam o poder da propriedade intelectual e criaram a Marcauten Propriedade Intelectual, uma consultoria especializada no segmento.

A dupla se conheceu em 2018 e decidiu no mesmo ano abrir um escritório de advocacia em Teutônia. Em 2019, surgiu o primeiro cliente de registro de marcas. “Um amigo queria registrar sua empresa e percebemos a demanda de mercado”, recorda Camila. Assim, eles fundaram a Empodere, estimulando conhecidos a registrarem suas empresas. Em pouco tempo, protegeram 45 marcas. 

A assessoria cresceu em função do trabalho de qualidade que veio dos estudos aprofundados que faziam. Dois anos depois de criarem a Empodere, Camila e Vinícius perceberam a necessidade da mudança do nome. O negócio foi reconfigurado para se tornar uma marca com autenticidade. “Sentíamos que precisávamos comunicar nossa especialidade de forma eficaz. Queríamos proteger a autenticidade dos clientes e assim surgiu a Marcauten”, detalha Vinícius.

Em 2021, com a mudança de logotipo, a Marcauten Propriedade Intelectual começa a atuar no mercado. “Trabalhamos no contencioso, não deixamos o problema acontecer”, acentua Camila. Esse processo levou a Marcauten a atender a maior educadora financeira do Brasil, o Grupo Primo, do empresário Thiago Nigro, autor de “Primo Rico”.

A partir disso, passou a atrair palestrantes, como o treinador Joel Jota, ex-atleta da seleção brasileira, e a escritora Fernanda Tochetto, além de marcas regionais como Colégio Teutônia e 365 Vezes no Vale. Para proteger as ideias e as criações autênticas, Camila e Vinícius investigam proteção de patentes, de direitos autorais, de registros de softwares. “Pesquisamos o nível de empreendedorismo do cliente e, a partir disso, analisamos como proteger a marca”, explica o advogado.

Vinícius consultou 1,4 mil empresas no Vale do Taquari e descobriu que 72% das marcas não são registradas. O cenário deve mudar porque o mundo digital exige proteção reforçada. Empresas começam a perceber a importância da propriedade intelectual. A proteção da Marcauten Propriedade Intelectual prova que a autenticidade da empresa é uma de suas principais diferenças no mercado. E não é preciso ser “primo rico” para compreender o poder da reputação de uma marca para uma jornada empreendedora de sucesso no Vale do Taquari e em todo o Brasil.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais