Projeto incentiva educação ambiental em Lajeado

MEIO AMBIENTE

Projeto incentiva educação ambiental em Lajeado

Lançada durante a Semana do Meio Ambiente, em junho, a iniciativa “Plante essa ideia” apresenta e-book com depoimentos de pessoas da comunidade que participaram da iniciativa

Por

Projeto incentiva educação ambiental em Lajeado
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Depoimentos e informações sobre diferentes espécies de plantas fazem parte do livro digital lançado pela prefeitura de Lajeado nesta semana. A iniciativa é resultado do projeto “Plante essa ideia”, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), e busca compartilhar a importância do plantio de árvores, além de desenvolver a consciência ambiental.

A ação já ocorreu em outras edições do projeto. Neste ano, o “Plante essa ideia” foi executado durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, que ocorreu em junho deste ano. Foram mais de 205 árvores plantadas pela comunidade que, agora, tem sua história contada por meio do e-book.

As mudas foram doadas pelo Horto Florestal, do Jardim Botânico de Lajeado, e foram plantadas em calçadas ou residências. O livro digital conta com o depoimento e fotos dos participantes, além de informações sobre os benefícios do plantio.

De acordo com a bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental de Lajeado, Edith Ester Zago de Mello, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de engajar a comunidade na arborização do município.

Consciência comunitária

Entre os depoimentos do e-book, está o de Adriel de Oliveira Ferreira, 15. Ele diz que “plantar uma árvore é devolver ao planeta Terra o que é dele, pois estamos usando recursos que são dele. É também uma forma de melhorar nossa qualidade de vida, pois teremos mais oxigênio”.

Bruna Dienestmann Espindola, 22, também participou da iniciativa. Para ela, plantar uma árvore é um ato de responsabilidade e consciência ambiental. “Através do plantio de árvores, podemos contribuir para a construção de um mundo mais equilibrado, no qual a preservação da natureza seja valorizada e integrada de forma harmoniosa ao sistema econômico”, destaca.

O livro também identificou as árvores que foram plantadas, com características da muda. Um exemplo é a goiaba-serrana, espécie nativa do Rio Grande do Sul que, além de ter potencial paisagístico, produz frutos com propriedades antidepressivas e antibacterianas. A espécie vem sendo pesquisada para usos nutracêuticos. O ipê-branco também está na lista, assim como o ipê-amarelo, o pé de bergamota e a quaresmeira. O material está disponível no site da prefeitura de Lajeado.

Educação ambiental

Junto ao projeto “Plante essa ideia”, o Centro de Educação Ambiental de Lajeado promove outras atividades para desenvolver a temática. Além de oficinas e eventos no Jardim Botânico, os “Guardiões Ambientais Mirins” também buscam conscientizar a comunidade, em especial as crianças, para os cuidados com o meio ambiente.

A iniciativa consiste em aulas ministradas no contraturno escolar, que abordam temas baseados nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (Onu).
Voltadas para crianças de 10 a 12 anos, alunos da rede pública e privada de ensino do município podem participar das atividades no Jardim Botânico.

Acompanhe
nossas
redes sociais