De Estrela a Brasília, RS Data facilitou a vida de empreendedores de todo o Brasil

Vale Empreendedor

De Estrela a Brasília, RS Data facilitou a vida de empreendedores de todo o Brasil

Mais do que responsável por software gestão de dados de SST, empresa criada em 2003 por Rogério Balbinot contribuiu com o Governo Federal para a formulação do eSocial

Por

Atualizado segunda-feira,
24 de Julho de 2023 às 10:25

De Estrela a Brasília, RS Data facilitou a vida de empreendedores de todo o Brasil
Balbinot coordenou grupo de trabalho que debateu e criou as diretrizes do e-Social em Brasília (Foto: Eduardo Dorneles)

Uma iniciativa inovadora gera ganho para todo o contexto que está inserida. Um bom exemplo disso é a RS Data, empresa de Estrela que completou 20 anos em 2023 e é liderada por Rogério Balbinot. Responsável pelo sistema que gere as informações relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalho (SST) de empresas de todo o país, o negócio foi protagonista no desenvolvimento do eSocial, projeto de registro de informações do governo, que unifica os dados.

Essa jornada começou há mais de 35 anos, quando Balbinot começou a atuar no setor de segurança do trabalho e fazer perícias. O primeiro passo foi em Santa Cruz do Sul, mas logo estava dentro de grandes empresas como consultor. Em 1995, com as mudanças de agentes problemáticos e a criação da nova lei sobre o fim da aposentadoria especial, uma janela de novas oportunidades surgiu. Movimento que culminou em decisões cruciais a partir de 2002.

“Naquele ano, foi concebido o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que demanda o registro de dados de todos os colaboradores de uma empresa. Essa lógica da necessidade de preencher todos esses documentos me deu a ideia de criar um software que reunisse tudo que era preciso”, explica Balbinot.

Em abril de 2003, a RS Data foi inaugurada. No final do ano foi construído o sistema local para tratar o PPP, assim como o sistema pela internet. Durante anos, ele aperfeiçoou o software e driblou desafios, até mesmo a falta de valorização no mercado. “Havia quem me chamasse de louco, por insistir em um programa que não dava lucro”, lembra. 

No ano de 2013, começou uma jornada que o colocou como protagonista do desenvolvimento do setor no Brasil. Em 2014, ingressou na FENACON e foi coordenador do Grupo de Trabalho das empresas Piloto de SST do eSocial, um dos pilares do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), programa que busca unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas de forma totalmente digital.

A empresa criada em Estrela conta hoje com um portfólio com mais de 700 clientes, inclusive multinacionais, e gerencia a rotina de trabalho de milhares de trabalhadores por meio de seu sistema. “Esse olhar que constrói soluções é um diferencial que buscamos entregar. Ficamos felizes de que nessa trajetória estamos ajudando os empresários de todo o Brasil”, conclui Balbinot, um exemplo do poder transformador do empreendedorismo no Vale do Taquari.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais