Chama Crioula chega a Lajeado e abre festejos tradicionalistas

TRADICIONALISMO

Chama Crioula chega a Lajeado e abre festejos tradicionalistas

Quarta Semana Farroupilha inicia hoje, às 19h, no Parque dos Dick. Edição deste ano tem como tema a pluralidade do povo gaúcho. “Encontro de Etnias”, no sábado, é um dos destaques da programação

Por

Atualizado terça-feira,
13 de Setembro de 2022 às 13:44

Chama Crioula chega a Lajeado e abre festejos tradicionalistas
Foto: Felipe Neitzke / Arquivo
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mais de 30 cavalarianos se preparam para a abertura da 4ª Semana Farroupilha de Lajeado, que será hoje à noite, às 19h. No momento, será acesa a Chama Crioula, carregada pelos tradicionalistas dos CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa. Com 24 galpões dispostos no Parque dos Dick, a programação vai até 20 de setembro, e conta com shows e apresentações artísticas. Este ano, o evento também é marcado pela diversidade.

Com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande de Muitas Terras”, a semana celebra a pluralidade do povo rio-grandense. Assim, o encontro de “Etnias Gaúchas”, programado para sábado, 17, apresenta à comunidade diferentes origens culturais do município, por meio do Centro de Cultura Afro-Brasileira, Grupo de Capoeira Oxósse, grupo italiano Capel de Paia, Aldeia Foxá, e Centro de Cultura Alemã de Lajeado.

Na edição passada, um grupo indígena foi convidado para se apresentar. Mas esta é a primeira vez que o evento tem na sua programação um encontro de etnias. De acordo com a coordenadora da Casa de Cultura e organizadora da atividade, Ana Paula Vieira Labres, este é um tema definido pelo estado, que inspirou a apresentação. O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, destaca que são esperadas cerca de 20 mil pessoas nos sete dias de evento. Por parte do município, o investimento com os festejos foi de R$ 200 mil.

Chama crioula

No estado, a Chama Crioula foi acesa no dia 12 de agosto na cidade de Canguçu e, no dia 13, foi distribuída para as Regiões Tradicionalistas (RTs). Depois de passar por cidades como Amaral Ferrador, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande, Rio Pardo, e Passo do Sobrado, a centelha chegou a Venâncio Aires em 20 de agosto, cidade sede da 24ª RT.

De Canguçu, a chama também chegou em Teutônia, Marques de Souza, Roca Sales, Mato Leitão e Cruzeiro do Sul, e foi espalhada pelo Vale do Taquari por meio das entidades tradicionalistas. De acordo com o diretor de cavalgadas da 24ª RT, Davi Musskopf, a chama é transportada por cavalarianos por todo o estado.

Centelha em Lajeado

A patroa do CTG Bento Gonçalves, Marilda Oliveira, conta que a chama foi buscada por um grupo de 20 cavalarianos da entidade em Mato Leitão, e chegou ao município no dia 4 de setembro.

Na noite de hoje, a centelha abrirá os festejos farroupilhas em Lajeado, e será levada pelos tradicionalistas à cavalo, com saída da sede do CTG, no bairro São Bento, até o Parque dos Dick.

O ato será feito em conjunto com o CTG Tropilha Farrapa, que buscou a chama em Cruzeiro do Sul. “Na abertura dos festejos farroupilhas se faz a unificação dessas centelhas, para se tornar uma única chama”, destaca a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer.

Homenagem ao patrono

Morador de Linha Maravalha, na zona rural de Cruzeiro do Sul, Antônio Nelson Jacques, 92, é o patrono da 4ª edição da Semana Farroupilha de Lajeado. O tradicionalista conta ter aprendido a amar e cultivar o tradicionalismo com o pai, e passou o gosto para a família.

Presente em muitos rodeios, o aposentado lembra de um troféu em especial, recebido no 5º Rodeio Crioulo de Campeões, conquistado no CTG Sentinela do Pantanal, em Coxim, no Mato Grosso do Sul, em janeiro de 1994. Jacques recebe homenagem na quarta-feira, 14, às 19h, durante a programação no Parque dos Dick.

Destaques na programação

Entre os destaques do evento, está o Encontro de Gaiteiro, programado para sábado, 17, a partir das 9h30. O evento inicia com dois trovadores que vão demonstrar as três trovas gaúchas. Também haverá um desafio, e quem tiver interesse pode subir ao palco ao fim da atividade. Nove gaiteiros participam do encontro. Entre eles, o músico de 7 anos.

Outro destaque da programação é a gastronomia típica oferecida a quem visita o acampamento, além de shows com artistas como César Oliveira e Rogério Melo, Ênio Medeiros e Grupo Rodeio. As festividades se encerram no dia 20 de setembro, com o tradicional desfile, que deve reunir 500 cavalos, com saída no Parque Ney Santos Arruda.

Grupo a Hora no acampamento

No acampamento farroupilha, os galpões são das entidades tradicionalistas, empresas e grupos de amigos. Entre eles, o Piquete do Grupo A Hora. Os programas da Rádio A Hora 102.9, Frente e Verso, Vale em Pauta, A Hora Retrô, Redação nas Ruas, Pense, Nossos Filhos, Good Vibes, Negócios em Pauta, A Hora Esporte e Pra Você serão apresentados do acampamento a partir desta terça-feira, até o fim da programação. Apenas na quinta-feira a programação do Frente e Verso será ao vivo, da Semana Farroupilha de Muçum.

“O Grupo A Hora já participou de forma intensa do Acampamento Farroupilha de 2021, em Lajeado. Neste ano, a proposta é ampliar a nossa grade de programação ao vivo no local, e valorizar ainda mais todas as frentes que atuam para valorizar a cultura tradicionalista da nossa região”, destaca o diretor de Conteúdo Editorial do grupo, Rodrigo Martini.

Atrações no Acampamento

Terça-feira (13/09)

19h – Abertura Oficial da 4ª Semana Farroupilha com chegada e acendimento da Chama Crioula;
20h30 – Alexandre Brunetto e Grupo Santa Fé;

Quarta-feira (14/09)

19h – Homenagem ao Patrono Antônio Nelson Jacques;
20h – César Oliveira e Rogério Melo;

Quinta-feira (15/09)
20h – Ênio Medeiros;

Sexta-feira (16/09)

20h – Grupo Bate Casco

Sábado (17/09)

14h – Atividades Campeiras – CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa;

14h30 – Indumentária Gaúcha – CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa;

16h30 – Apresentações “Etnias do Gaúcho” – Centro de Cultura Afro-Brasileira, Grupo de Capoeira Oxósse, Capel de Paia (Italianos), Aldeia Foxá, e Centro de Cultura Alemã de Lajeado;

20h – João Luiz Corrêa.

Domingo (18/09)

9h30 – Encontro de Gaiteiros e Demonstração de Trovas;

14h – Apresentação de Pedro Sauter e Yasmin Gaiteira;

15h20 – Apresentação da Invernada Veterana CTG Tropilha Farrapa;

16h – Apresentação dos vencedores do 1º Concurso Contação de Lendas Gaúchas;

17h – Apresentação da Invernada Juvenil CTG Bento Gonçalves;

20h30 – Diego Rodrigues e Grupo.

Segunda-feira (19/09)

15h – Oficina de Danças de Salão e Café de Cambona para a Terceira Idade;

16h – Atividades do Guasqueiro, com Sabrina de Souza Silva;

17h – Cutelaria na prática – Alex Sandro da Silva Pereira e Douglas G. da Costa Schmitt;

20h – Grupo Coração Gaúcho.

Terça-feira (20/09)

8h30 – Desfile Farroupilha com saída do Parque Ney Santos Arruda;

14h – Apresentação de Chulas Individuais – CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa;

15h – Apresentação da Invernada Farrapas e Tropilhanas – CTG Tropilha Farrapa;

16h – Apresentação de Danças de Salão – CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa;

17h- Grupo Rodeio;

19h – Encerramento da 4ª Semana Farroupilha com apagar da Chama Crioula.

 

Oficinas culturais e campeiras para escolas: declamação, danças de salão, chula, indumentária gaúcha e oficina de brinquedos antigos, chimarrão, encilha, montaria, laço e vaca parada, café de cambona, nós de laço gaúcho.

Acompanhe
nossas
redes sociais