Roteiro percorre construções históricas de Santa Clara do Sul

Turismo

Roteiro percorre construções históricas de Santa Clara do Sul

Caminhada alusiva ao Dia do Patrimônio ocorre neste sábado, dia 20

Por

Roteiro percorre construções históricas de Santa Clara do Sul
Biblioteca Municipal é um dos locais visitados no roteiro. Crédito: Divulgação
Santa Clara do Sul

Denominada Caminhada Histórica, uma atividade percorrerá três pontos tradicionais do município. A atividade alusiva ao Dia Estadual do Patrimônio Histórico Cultural ocorre no sábado, 20, aberto para toda a comunidade.

O projeto é organizado pelo governo municipal, por meio do Departamento de Cultura, com o objetivo de marcar e valorizar o patrimônio da cidade. A programação inicia às 9h, na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco Xavier. No local haverá uma explanação sobre a história de construção do prédio inaugurado em 1º de outubro de 1916, que completou seu centenário em 2016.

Em seguida, a caminhada terá uma parada no prédio que abriga o Museu Memorial Santa-clarense e a Biblioteca Pública Padre Alberto Träsel, local em que será contada a história do combate vitorioso dos colonos santa-clarenses contra os maragatos ocorrida em 28 de maio de 1895, durante a Revolução Federalista.

Por fim, a caminhada segue até a principal praça do município, onde haverá um relato sobre a história da Irmã Chrysantha, que dá nome à praça. Nesse espaço também serão feitas apresentações do Grupo de Danças Alemãs Fröhlicher Kreis e dos alunos da Escola de Música do Departamento de Cultura de Santa Clara do Sul.
A previsão de término do evento é às 11h.

O dia do patrimônio

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP), do Sistema Estadual de Museus (SEM) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do Rio Grande do Sul.

O objetivo é de envolver a comunidade no reconhecimento e na valorização das referências culturais regionais. No RS, a programação que já conta com a participação de 70 municípios.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais