Prefeitos debatem impacto do novo piso da enfermagem em assembleia da Amvat

CRUZEIRO DO SUL

Prefeitos debatem impacto do novo piso da enfermagem em assembleia da Amvat

Reunião hoje, na Casa do Morro, aborda os desafios e alternativas para encarar o incremento de novas despesas aos cofres públicos

Por

Atualizado quinta-feira,
18 de Agosto de 2022 às 08:21

Prefeitos debatem impacto do novo piso da enfermagem em assembleia da Amvat
Casa do Morro (Foto: Aldo Lopes / Arquivo)
Cruzeiro do Sul

Prefeitos da região se reúnem hoje, na Casa do Morro, para a assembleia mensal da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). O encontro ocorre às 10h, e discutirá temas de interesse dos gestores municipais. Entre eles, o novo piso dos profissionais da enfermagem, sancionado no começo do mês pelo presidente Jair Bolsonaro.

A nova lei, que contempla com a valorização salarial uma categoria formada por quase 5 mil profissionais na região, preocupa gestores devido ao impacto nas contas públicas. Somente na região de abrangência da Amvat, o incremento anual em despesas passa dos R$ 6 milhões, segundo estimativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“É um assunto que continua bastante em evidência, pois nos afeta diretamente. Vamos buscar um posicionamento junto aos prefeitos”, comenta o presidente da Amvat e prefeito de Colinas, Sandro Herrmann. A ideia é, após a reunião, encaminhar uma posição regional à Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), que também discute os impactos nas prefeituras gaúchas.

Herrmann lembra que a aprovação do novo piso também reflete nos convênios com hospitais e outros serviços especializados na área da saúde. “A maioria é pago diretamente, mas há alguns convênios, com ordem judicial de complemento às clínicas. São pacientes de municípios que não tem condições de pagar a internação. Isso vai impactar muito”, projeta.

Nos hospitais da região, a previsão é de que o novo piso represente um acréscimo de R$ 25 milhões no orçamento anual. Entre as alternativas indicadas pela Federação dos Hospitais Filantrópicos do RS, está o corte de serviços, redução da estrutura hospitalar e desligamento de profissionais.

Orientações a secretários

Nessa semana, a Associação de Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat) promoveu reunião em Estrela. O objetivo do encontro foi levar orientações aos gestores sobre temas importantes como a gestão democrática, Fundeb e inserção de dados no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

Esse sistema permite um melhor planejamento do orçamento destinado a educação e permite também aos gestores o acompanhamento de planos de ações articuladas e verificação do andamento de convênios e propostas do governo federal. Os temas foram abordados pelo convidado Darci Bueno da Silva, de Não-Me-Toque.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais