Banrisul anuncia medidas de apoio aos clientes, com alocação de R$ 7 bilhões

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Banrisul anuncia medidas de apoio aos clientes, com alocação de R$ 7 bilhões

Banco divulgou quarta-feira ações que incluem medidas emergenciais de crédito e isenção de tarifas

Banrisul anuncia medidas de apoio aos clientes, com alocação de R$ 7 bilhões
Foto: arquivo A Hora

Com o objetivo de preparar a retomada econômica, diante da devastação que a tragédia climática trouxe para o Rio Grande do Sul, o Banrisul anunciou uma série de medidas emergenciais para apoiar a população e as empresas do Estado. As iniciativas foram divulgadas nesta quarta-feira, 8, e incluem R$ 7 bilhões para capital de giro, além de linhas de crédito especiais para os municípios que estão em calamidade pública.

De acordo com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, a instituição atua em diversas frentes para promover a reconstrução. “O banco atua em praticamente todos os municípios do Rio Grande do Sul, conhece a realidade local, os desafios dos setores produtivos e não deixará de cumprir a sua missão de fomentar a economia e apoiar a sociedade neste momento de grande união de esforços”, destaca.

Para as empresas, o Banrisul vai disponibilizar R$ 7 bilhões em linha específica de capital de giro, na Conta Única, com prazo de até cinco anos para pagamento. A medida tem prazo de 60 meses, com renovação semestral automática, inclusive dos juros, com taxa pré-fixada a partir de 1,39% ao mês e pós-fixada a partir de 0,29% ao mês + CDI. Essa linha estará disponível para todas as empresas – MEI, micro, pequenas, médias e grandes empresas –, com isenção de tarifa de abertura de crédito da Conta Única por 180 dias.

O banco também anunciou uma série de medidas para os clientes pessoa física e pessoa jurídica dos municípios incluídos no Decreto Estadual de Calamidade Pública (Decreto 57.696 de 1º de maio de 2024), que abrange, até o momento, mais de 300 cidades gaúchas.

Repactuação para pessoa física

Para os clientes pessoa física que necessitarem, as operações de crédito pessoal terão repactuação de três parcelas, com três meses de carência e 12 meses para pagamento. Já as faturas de maio e junho dos cartões de crédito serão prorrogadas, podendo ser também parceladas em até 12 meses pelo cliente.

Para os clientes que precisarem, também será suspenso o pagamento de três parcelas do crédito imobiliário Banrisul, que será diluído no prazo remanescente do contrato. Para os clientes com crédito rural, o vencimento das operações de maio e junho será prorrogado para o mês de julho. Já para os clientes Vero, o banco anunciou que as empresas e pessoas físicas credenciadas terão isenção de tarifas pelo prazo de 60 dias nos meses de maio e junho.

Medidas anunciadas para clientes dos municípios atingidos

Clientes pessoa física

  • Isenção de tarifa de abertura de cadastro para contratação de empréstimo
  • 12 meses de isenção nos pacotes de tarifas de novos clientes, podendo chegar a 60 meses
  • Isenção de tarifas para novos clientes com abertura de conta via aplicativo
  • Isenção de anuidade no cartão de crédito Libre
  • Isenção de mensalidade de pacotes de tarifas e redução na taxa de juros do cheque especial para clientes com aplicações financeiras

Clientes empresariais

  • Isenção da cobrança de tarifa de emissão de contrato para linhas de capital de giro
  • Isenção de seis meses no pacote de tarifas para empresas que abrirem conta corrente
  • Isenção de 12 meses no pacote de tarifas para empresas que abrirem conta corrente com credenciamento Vero
  • Isenção de cobrança na emissão/registro de boleto bancário para novos credenciados, incluindo tarifa reduzida a partir de R$ 0,30 na liquidação
  • Isenção de mensalidade de pacotes de tarifas e redução na taxa de juros do cheque especial para clientes com aplicações financeiras

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