A situação de Roca Sales é bastante grave. O prefeito Amilton Fontana que está em Encantado para uma melhor comunicação já que Roca Sales está completamente incomunicável, pede neste momento, para que as pessoas possam trazer água e alimentação para os desabrigados, além de caminhões pipas para começar a limpar os prédios públicos como hospital, as residências e ter as mínimas condições de circular dentro da cidade. “Foi muito destruidor”.
Em relação aos acessos ao município por Colinas, está sendo feita a melhoria na galeria da Daltro Filho onde o rio subiu e alagou novamente. Outro via sentido à Constância subindo a Coronel Pilar está liberado o acesso. “Outros locais, estamos trabalhando, tentando fazer a limpeza”.
Município conta com locais com registros de deslizamentos graves. “Não sei quantos dias vamos levar para acessar as comunidade como o Picão, por exemplo, os mais atingidos.
“Pedimos ajuda para o governador e disse que vai agilizar. Pediu para que ficássemos tranquilos, vão nos atender rapidamente com equipamentos e recursos, assim esperamos”.
Em Roca Sales, segundo Fontana, há pessoas isoladas e registro de pessoas resgatadas em óbito. “Pessoas soterradas sem informações de resgate ainda, mas o trabalho em busca de sobreviventes continua”.
A maior dificuldade são os acessos impossibilitados por terra, as máquinas ainda não estão conseguindo chegar. “São vários acessos trancados e precisamos desobstruir para tirar a lama. Temos casas soterradas, um verdadeiro cenário de guerra. Não sabemos mais onde estamos seguros”.
A boa notícia é de que Roca Sales possa, nas próximas horas, voltar a comunicação via internet com a instalação de starlink.