“Estrela foi devastada”, diz prefeito Elmar Schneider

CHEIA NO VALE

“Estrela foi devastada”, diz prefeito Elmar Schneider

Hospital de Campanha está sendo montado no município e deve começar atendimentos neste domingo

Por

Atualizado sábado,
04 de Maio de 2024 às 16:05

“Estrela foi devastada”, diz prefeito Elmar Schneider
Foto: Divulgação
Estrela

O prefeito Elmar Schneider descreve a devastação causada pela enchente catastrófica que assolou o município, deixando um rastro de destruição por entre os bairros. “Estrela foi devastada. Se você for para os nossos bairros, não tem mais bairro. Lamentavelmente, a cidade foi devastada, completamente destruída”, lamentou.

Diante da gravidade da situação, está sendo montado um hospital de campanha para prestar assistência médica à população. A maior preocupação no momento, conforme Schneider, é a falta de água potável para consumo humano, e um apelo é feito por ajuda nesse sentido. “Quem puder nos ajudar com água para a população, que é água para os banheiros, nós vamos buscar através de caminhão pipa para trazer para o município, mas nós estamos realmente numa ilha isolada neste momento”, destacou.

Apesar do isolamento, Estrela dispõe de acesso por Teutônia, o que facilita a chegada de auxílio do município vizinho. Mais de mil pessoas encontram-se distribuídas em oito abrigos espalhados pela cidade, e doações de roupas, alimentos, produtos de higiene e limpeza podem ser entregues no Colégio Santo Antônio, no Centro, e na Associação. Lanches podem ser levados para o Ginásio Cristo Rei. “A tendência é aumentar a quantidade de pessoas abrigadas. As famílias não têm as mínimas condições em retornar, porque não existe mais casa. Então, não sabemos dizer hoje qual é o tempo que elas vão ficar conosco, eles precisam ser alimentadas com café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, então é esse apelo que a gente faz nesse momento”, explicou o prefeito.

A expectativa é de que a ponte sobre o Rio Taquari seja liberada em breve para permitir a chegada de auxílio de outras localidades. “Estou aqui fazendo minhas orações a Deus para que isso possa ser confirmado. Enquanto isso, continuamos sem comunicação, grande parte da cidade de Estrela sem energia e toda ela sem água”, acrescentou Schneider.

Apesar dos desafios enfrentados, a solidariedade e a união da comunidade se tornam fundamentais para ajudar Estrela a se recuperar desse desastre sem precedentes.

Acompanhe a cobertura completa

Acompanhe
nossas
redes sociais