Cascata nos cânions evidencia beleza de Arvorezinha

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

Cascata nos cânions evidencia beleza de Arvorezinha

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com uma paisagem natural impressionante e ótima infraestrutura, o Cânion Perau do Facão se consolida como âncora do turismo regional . Em dois anos, o destino turístico registrou 11 mil visitas. Cartão-postal da propriedade é a cascata formada por duas quedas que se dividem em meio a um poço d’água.

O nome do perau foi dado em função da geografia do morro, alongada e afinada em sua parte superior. No passado, quando os primeiros moradores criaram trilhas para acessar a cascata, surgiu a fama de que estavam caminhando sobre a navalha de um facão, devido ao estreitamento no topo do cânion.

Atualmente, esse espaço está totalmente estruturado com uma passarela com 250 metros. Adaptado, o caminho na parte superior da trilha pode receber até cadeirantes. Lá estão localizados dois mirantes de onde é possível ver a cascata do alto dos seus 80 metros.

Cascata de 80 metros dividida em dois saltos de água é atrativo principal do Cânion Perau do Facão

Também é possível chegar até o poço onde a água desemboca. A trilha tem cerca de dois quilômetros ida e volta. Passa em meio à mata e margeando o riacho. Alguns pontos são íngremes e exigem esforço físico. Mas o caminho também é compensador pelo charme das árvores e corredeiras de água.

Nos 15 hectares, o parque ainda tem trilhas para outras duas cachoeiras (Grutinha e Corticeira) que podem ser visitadas em épocas de chuvas mais frequentes.

Bem estruturado, o parque conta ainda com espaço para os visitantes descansarem e banheiros que contam até com chuveiros. A novidade para o fim de semana será a inauguração de uma cozinha comunitária e decks para acampamentos.

Trilha até a parte baixa da cascata tem cerca de dois quilômetros em meio à mata

O ponto turístico do Barro Preto, interior de Arvorezinha, abre ao público nos fins de semana e feridos. Dias úteis, apenas sob agendamento. O acesso custa R$ 25 por pessoa. No caso de acampamentos, o custo é R$ 40.

Mais informações no Instagram oficial: @peraudofacao.

Céu colorido em Venâncio Aires

Foi difícil colocar os balões no céu no 4° Festival de Balonismo de Venâncio Aires. Com chuvas e ventos fortes, o ponto alto do evento ocorreu no sábado à tarde e no domingo. A dificuldade valeu a pena, pois os voos chamaram atenção da cidade. Uma bela festa promovida pelo governo municipal e Folha do Mate com apoio da Jung Balonismo e Federação Gaúcha de Balonismo (FGB).

Aventura na Cascata Rasga Diabo

Uma parceria entre a Cascata Rasga Diabo e o Trilheiros Adventure traz para Vespasiano Corrêa o rapel do balão. A atividade radical ocorre durante o Super Aventuras IX, entre os dias 18 e 19 de novembro. O fim de semana também terá rapel de 90 metros na cachoeira, rede suspensa e balanço nas alturas.

O sábado, dia 18, será destinado a chegada dos aventureiros. O camping no topo da Cascata Rasga Diabo oferece acampamento e hospedagem em cabana para os grupos.

As atividades ocorrem no domingo, iniciando às 6h com o rapel no balão. Programação segue até as 16h. Mais informações no Instagram do @trilheirosadv.

Acompanhe
nossas
redes sociais