Deslizamento no bairro Aimoré

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Deslizamento no bairro Aimoré

Por

Uma ponte no bairro Aimoré, em Arroio do Meio, ficava interditada após o deslizamento de terra. As recentes inundações e o excesso de chuvas tinham danificado a estrutura. A ponte ligava o Centro da cidade ao Distrito Industrial de Aimoré.

Enquanto isso…

Em busca da legalização do divórico no Chile – Há 20 anos, o divórico era ilegal no país. Uma nova lei estava prestes a ser aprovada, que substituiria a legislação estabelecida há mais de 100 anos, em 1884, que ainda regia as relações civis no Chile. O debate era intenso no país, a Igreja Católica condenava a medida, mas a nova lei foi aprovada em maio de 2004. Naquela época, o Chile era um dos três únicos países no mundo que proibiam o divórico.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

A manchete foi impressa na capa do Jornal O Informativo de 2003. Na época, o jornal noticiava que estava pronto o Sistema de Alerta Contra as Cheias. Com o novo monitoramento, era possível antecipar em até um dia e meio o comportamento das águas na região.

Finalíssima do Frempat

Arquivo Municipal/Jornal de Lajeado

A 4ª edição do Festival Regional Estudantil de Música Popular do Alto Taquari (Frempat) chegava a sua etapa final. As apresentações ocorriam no Parque do Imigrante, em Lajeado. Ao longo da edição de 1973, o concurso passou por Encantado, Estrela e Arroio do Meio. Após a premiação dos vencedores, foi feito um baile com escolha da Rainha do Frempat, nas dependências dos salões da Acvat, em Lajeado.

O concurso era organizado pelo antigo Instituto Musical Mascarenhas do Alto Taquari, com sede em Encantado. À frente do projeto estava o professor Harry Souza Lopes. Em 1973, conforme o Jornal de Lajeado, o professor rasparia a barba em público na final do concurso, para cumprir a promessa feita no Frempat de 1972.

Vencedores

Categoria compositor

1º lugar – Luís Carlos Fontana
2º lugar – Jorge Faccioni
3º lugar – Luiz Carlos Zamboni

Categoria cantor

1º lugar – Luiz Carlos Zamboni
2º lugar – Wanderley Petry
3º lugar – Luís Carlos Fontana

Categoria conjunto

1º lugar – Ana Luíza e Stela Maris
2º lugar – Os Filhos do Sol
3º lugar – América Tropical
4º lugar – Copacabana

Enquanto isso…

Negociações da Itaipu – O projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu já estava em discussão entre os governos do Brasil e do Paraguai. Na época, as negociações previam que o excedente de energia produzido para o Paraguai fosse vendido para o Brasil, já que a demanda energética do país era menor. As obras de construção da usina de fato só começaram em 1975, mas até hoje, o Brasil compra o excedente dos 50% da energia produzida pela Itaipu.

Quinta é

  • Finados
  • Dia dos Mortos
  • Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas

Sexta é

  • Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher
  • Dia Nacional do Quilo

Santo do dia: São Martinho de Lima

Acompanhe
nossas
redes sociais