Energia Própria prova que visão empresarial impulsiona negócio

Vale Empreendedor

Energia Própria prova que visão empresarial impulsiona negócio

Empresa surgiu em 2012, da parceria entre um jardineiro e um desenvolvedor de sites, que importaram painéis solares da China

Por

Energia Própria prova que visão empresarial impulsiona negócio
Guederson e Isaque: parceria impulsionou a empresa que está no mercado há dez anos (Foto: Andreia Rabaiolli)

A visão estratégica desempenha papel fundamental para o crescimento de empresas. O empreendedor Guederson Andrei Maciel fundou a Energia Própria em 2012, em Arroio do Meio. “A Energia Própria foi idealizada dentro da minha casa, de forma virtual. Eu criava sites de painéis solares e constantemente ficava sem energia elétrica para trabalhar. Decidi buscar uma solução para esse problema,” salienta o empreendedor. A iniciativa foi vender os painéis que anunciava no site. Negociou o primeiro equipamento para Santa Catarina e optou por empreender. 

Em 2013, com a marca Energia Própria registrada, investiu na locação de uma sala no Bairro Bela Vista. O sócio Isaque Volnei Kraemer ingressou no negócio. “Eu era jardineiro e decidi acreditar na ideia do Guederson”, conta Isaque. O início foi desafiador porque o mercado nacional desconhecia o potencial da energia fotovoltaica. “Por ser uma tecnologia nova, as pessoas confundiam com sistema de aquecimento de água quente”, explica Isaque.

Os sócios começaram as vendas físicas importando painéis solares da China. Investiram na aquisição de um inversor austríaco. “O inversor tem a função de inverter a energia elétrica gerada pelo painel solar para corrente alternada, apta para ser utilizada em casas ou empresas”, explica Guederson. 

A empresa foi ampliada em 2014 e 2016 em função da crescente demanda por painéis solares. Um dos fatores que contribuiu para a contratação de energia de solar foi o aumento das tarifas de energia elétrica. O comprometimento com a qualidade da energia utilizada pela Energia Própria e o suporte técnico fizeram a empresa crescer no mercado estadual. 

Em 2018, a empresa transferiu as instalações para uma área ampla, na ERS-130, Barra da Forqueta. A sede tem 1,2 mil metros quadrados e 40 funcionários. “Nós contratamos engenheiros e time de marketing”, destaca Guederson. Hoje, a Energia Própria contabiliza seis mil projetos concluídos. “Vendemos mais de cem mil painéis solares e a tecnologia só avança”, acentua o empresário. Operam com usinas fotovoltaicas, que atuam em um sistema geração de energia abundante.  Também estão disponíveis os armazenadores de energia, com baterias de lítio. 

A marca conta com uma equipe própria de técnicos, arquitetos e desenhistas e computadores de alto desempenho para fazer projetos de precisão. “O desafio do empreendedor é a habilidade de lidar com perfis diferentes de pessoas. Para isso, qualificamos nosso time”, salienta Guederson, que acredita que as parcerias estratégicas foram fundamentais para impulsionar a Energia Própria.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais