Lisi Calçados mostra como crescimento passa por compreender e aceitar oportunidades

Vale Empreendedor

Lisi Calçados mostra como crescimento passa por compreender e aceitar oportunidades

Criado em 1994 por Edson Luis Thomas, empresa cresceu e se consolidou ao fechar parcerias com marcas internacionais, como Nike, Puma e Vans

Por

Atualizado terça-feira,
10 de Outubro de 2023 às 08:55

Lisi Calçados mostra como crescimento passa por compreender e aceitar oportunidades
Edson estabeleceu aliança com marcas internacionais. (Foto: Andreia Rabaiolli)

Empreender na área calçadista requer planejamento cuidadoso e ação estratégica para alcançar sucesso na fabricação de sapatos. O empreendedor Edson Luis Thomas soube compreender o setor competitivo e atrair clientes fortes. Ele fundou a Lisi Calçados em 1994, na área de sua casa, em Santa Clara do Sul, fornecendo palmilhas para sapatos, lembra. Enquanto a esposa cerzia a etiqueta que iria na palmilha durante o dia ele executava o arremate durante a noite.

Essa jornada, porém, começou muito antes. Aos 13 anos, Edson foi contratado por uma fábrica de calçados e começou a gostar da função. A confusão com um gerente o estimulou a pensar no próprio negócio. Foi há 30 anos: solicitou ao líder da fábrica algumas horas de licença para atuar como Papai Noel, na escolinha da cidade e atrasou-se 15 minutos para retornar à empresa. O gerente informou que ele não precisaria mais trabalhar naquele dia. “Fiquei chateado e desisti de ir à empresa. Essa experiência me inspirou a empreender”, recorda.

O empresário iniciou com linha limitada e gradualmente expandiu a Lisi Calçados. No ano 2000, a fábrica funcionava em um espaço maior, no porão da casa e contava com 20 funcionários. “Produzíamos 20 pares de sapatos por dia e recebemos uma proposta para confeccionar 300”, recorda o empreendedor. Ele mobilizou a equipe e acelerou a produção. “Chegamos a fabricar 260 pares e evoluímos para um novo patamar”, relata Edson.

Em 2000, a Lisi Calçados começou a pensar na sede própria e, em 2002, o atelier foi transferido para um prédio com capacidade para dezenas de máquinas de costura. O ponto de virada foi em 2005, com a oportunidade de produzir tênis para a marca Nike. Edson teve de elevar o padrão a fim de atender às exigências da multinacional americana. “Eram muitos requisitos. As fábricas nacionais não exigiam esse nível de rigor”, explica Edson.

A parceria estratégica transformou a produção da Lisi Calçados, que confeccionava o material que recobria o pé, chamado cabedal. A parceria com a Nike foi substituída pela aliança com a Puma, Vans e Reebok. “Nossos 145 colaboradores produzem 2,5 pares por dia”, destaca o empreendedor. O padrão de qualidade da Lisi Calçados está relacionado ao sistema de costura que é feito de modo ao sapato moldar o pé e à garantia no prazo de entrega. 

“O mercado é exigente e, em função dele, gosto de estar atento a todo o processo”, conclui Edson, um exemplo de como adequar sua jornada empreendedora às necessidades do mercado consolida trajetórias e gera resultados para todos.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais