Frigorífico de Putinga poderia ser interditado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Frigorífico de Putinga poderia ser interditado

Por

Os técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) visitavam um frigorífico em Putinga, após suspeitas de contaminação ambiental. Dezenas de peixes tinham aparecido mortos às margens do Arroio Putinga, que passava nos fundos do frigorífico. Análises indicavam que a mortandade poderia ter sido provocada pelos dejetos do abatedouro lançados no arroio.

Durante a vistoria, várias irregularidades foram encontradas. A Fepam determinou que a produção da indústria fosse reduzida em 50% devido ao descumprimento com as regras ambientais.

A empresa teria um prazo de 15 dias para que as propostas de correção fossem apresentadas, além do pagamento de uma multa de R$ 10 mil. Do contrário, o frigorífico seria interditado. Na época, cerca de 40 bovinos eram abatidos diariamente, além de 150 ovinos e outros 20 suínos por semana.

Nova patronagem no Tropilha

O CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado, empossava seu novo patrão. Armando Hammes assumia o lugar de Décio Francisco Dresch para o biênio 2003/2004. O evento também marcava os 24 anos do CTG e reunia mais de 450 pessoas para um fandango.

Além de Hammes, assumiam também o primeiro vice-patrão, Lindor Fracalossi; segundo vice, Adolfo Blau; primeiro sota-capataz, Marlei Guth; e segundo, Ana Maria Silva da Silva.

Campeão no bolão

Clube Tiro e Caça (CTC) de Lajeado participava do Grande Torneio do Dia do Bolão, organizado pela Liga Montenegrina de Bolão e pela Federação de Bolão do Rio Grande do Sul. A competição ocorria em Montenegro e envolvia 50 seleções, de sociedades de todo o estado.

No torneio, as equipes foram divididas em dois grandes grupos de 25. Entre esses times, a seleção do CTC ficou em 2º lugar. Ao fim da competição, Lajeado ganhou o prêmio de melhor dupla de todo o torneio, com Bruno Schuck e Gastão Valandro. Na classificação final, o CTC ficou em 5º no estado.

Correspondências em Lajeado

Cinquenta anos atrás, o agente local do Departamento de Correios e Telégrafos fornecia dados ao antigo Jornal de Lajeado. Os números informavam sobre o movimento das correspondências em Lajeado no mês de agosto de 1973.

Conforme os registros, foram enviadas 20,5 mil cartas simples, além de outras 928 cartas registradas e 1,3 mil jornais. Nesse mesmo período, a população de Lajeado recebeu 29,4 mil cartas simples, 1,8 mil cartas registradas e mais de 4,7 mil jornais. Ainda, no mês de agosto, foram enviados 2,7 mil telegramas com origem em Lajeado.

Hoje é

Dia Mundial da Saúde Mental
Dia dos Veteranos da Marinha
Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher
Dia Mundial Contra a Pena de Morte

Santo do dia: São Daniel Comboni

Acompanhe
nossas
redes sociais