A volta por cima do  turismo de Muçum

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

A volta por cima do turismo de Muçum

Por

Com ajuda de muito voluntariado e pitadas de espírito empreendedor, os destinos turísticos de Muçum começam a se levantar após a maior catástrofe natural do Rio Grande do Sul. Nesta semana, fiquei muito feliz ao constatar que o Kiosque da Praça e a Casa Brandão retomaram as atividades.

No caso do Kiosque da Praça, o recomeço ocorreu no sábado, 16 de setembro, 10 dias depois da enchente histórica. O popular restaurante localizado na Praça Cristóvão Colombo nunca havia sido atingido pelas águas. Dessa vez, ficou submerso.

Móveis revirados e lama foram deixados após a fúria do Rio Taquari

Todos os eletrodomésticos e estoque de comida foram perdidos, num prejuízo estimado acima de seis dígitos pela gerente Loirane Marchetti, a “Nega”. Para recomeçar, ela ressalta o apoio de voluntários e a união dos funcionários, sendo que houve até quem trouxe o micro-ondas de casa para que a casa pudesse reabrir.

Destaque do empreendimento é a vasta culinária com lanches e pratos prontos. Nos dias de Trem dos Vales é servido o bufê colonial com feijão, arroz, massas, polenta, lasanha, batata, frita, além de uma variedade de saladas e carnes.

Trabalho intenso durante a semana para a reabertura da Casa Brandão. O restaurante da Santa Lúcia reinicia as atividades neste sábado, dia 23

Na Casa Brandão os trabalhos foram intensos durante a semana para deixar os ambientes em dia na reabertura programada para este sábado, dia 23. O destino turístico fica na Linha Santa Lúcia, próximo da estação ferroviária de Muçum.

Lá as águas do rio Guaporé invadiram os dois charmosos salões utilizados para receber os turistas. Conforme o proprietário Marciano Brandão, em um dos espaços foi retirado 20 centímetros de lama. O prejuízo maior foi com móveis e estoque de comida perdidos, além de bens pessoas de valor inestimável que estavam guardados na casa da família – também atingida pela cheia.

O empreendimento também contou com a ajuda de voluntários para o reinício dos trabalhos que, neste momento inicia, ocorrerá em apenas um dos salões. A capacidade será para atender mais de 100 pessoas.

O diferencial da casa é o cardápio à base da gastronomia italiana. São mais de 20 tipos de pratos com destaque para os espaguetes, polentas e variedade de carnes. A decoração rústica e o jardim florido sempre foram marca do destino que une boa comida e ambientes sofisticados.

Campanha solidária Cristo Protetor

Outra boa notícia é a retomada das visitas ao Cristo Protetor de Encantado com uma campanha solidária. A volta ocorre neste fim de semana, dias 23 e 24 de setembro, com horário de visitação das 9h às 17h.

Nestas datas, para ter acesso ao monumento, o visitante deverá realizar uma doação, de qualquer valor, via PIX (e-mail) executivo@cristoencantado.com.br. Todo o montante arrecadado na bilheteria do complexo será destinado às ações de auxílio e recuperação das vítimas das enchentes na região.

Acompanhe
nossas
redes sociais