Cinco motivos que fazem do Trem dos Vales o passeio férreo mais incrível do Brasil

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

Cinco motivos que fazem do Trem dos Vales o passeio férreo mais incrível do Brasil

Por

O Trem dos Vales inicia a temporada 2023 neste sábado com expectativa de, mais uma vez, bater recordes. A expectativa é atrair 45 mil turistas nas 92 viagens que ocorrerão de agosto a dezembro.

Esse sucesso não vem à toa. A locomotiva turística que circula pela Ferrovia do Trigo oferece uma experiência contemplativa singular. São paisagens interioranas, montanhas e trechos que circundam o rio Guaporé. Cenários admirados do alto de grandes obras da engenharia.

Estive a bordo dos vagões nos últimos três anos. Todas vezes me admirei com as belezas locais. Faço coro ao grupo que classifica o Trem dos Vales como o mais incrível do país e, inclusive, já escutei essa afirmação mais de uma vez dos maquinistas e pessoas que vivem a vida nos trilhos brasileiros.

Deixo nessa coluna cinco características do passeio que chamaram minha atenção.

1 – Maior viaduto da América

Em Vespasiano Corrêa está localizado o Viaduto 13, a maior estrutura do gênero na América do Sul. Tem 143 metros de altura e 509 metros de comprimento. Claro que a locomotiva desacelera para os passageiros apreciarem a vista panorâmica. Cenário composto pelas montanhas e pelo formoso rio Guaporé.

2 – Viadutos vazados

Na Ferrovia do Trigo existe pelo menos outros três viadutos que se destacam por uma característica peculiar. Eles são vazados. Em outras palavras, não possuem proteção lateral ou estrutura de concreto no chão. São apenas os dormentes e o abismo abaixo. Nas pontes férreas como o Mula Preta e Pesseguinho, o trem parece flutuar sobre os trilhos.

3 – Viadutos Gêmeos

Ao total, o Trem dos Vales passa por 15 viadutos. Chama atenção que dois deles, o Viaduto 11 e o 12, ficam muito próximos. Eles são conhecidos como gêmeos por serem visualizados em parte do trecho entre Muçum e Vespasiano Corrêa.

4 – Túneis

O passeio conta ainda com 23 túneis. Alguns deles têm quilômetros de extensão, levando a locomotiva turística para a escuridão total. O túnel mais charmoso fica em Vespasiano Corrêa e se diferencia por ter aberturas em formato de arcos.

5 – Estações férreas

As estações férreas de Muçum e Guaporé são pontos de embarque e desembarque dos passageiros. Muito mais que isso, guardam a nostalgia da época do trem comercial de passageiros. Nestas paradas é possível apreciar apresentações artísticas, além de comprar lembranças ou produtos locais.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais