Cherini defende afastamento da diretoria para Languiru sair da crise

CRISE NA COOPERATIVA

Cherini defende afastamento da diretoria para Languiru sair da crise

Especialista em cooperativismo, deputado federal considera que dívida atual é “pagável”, mas afirma que soluções urgentes precisam ser tomadas para evitar a liquidação

Por

Atualizado sexta-feira,
03 de Março de 2023 às 14:23

Cherini defende afastamento da diretoria para Languiru sair da crise
Deputado Federal Giovani Cherini (Foto: Karine Pinheiro)
Teutônia

Deputado federal em quarto mandato e integrante da maior bancada da Câmara dos Deputados, Giovani Cherini (PL) entende que a primeira saída para a Languiru superar a crise é o afastamento da atual diretoria. Ele esteve na manhã desta sexta-feira, 3, em Estrela, onde acompanhou a posse de Renata Cherini na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e repercutiu o assunto.

LEIA MAIS: Novos secretários tomam posse em Estrela

Com atuação baseada na defesa do cooperativismo e experiência no setor, o parlamentar avalia que a situação da Languiru ocorre, sobretudo, por falta de gestão transparente com os associados. Por isso, defende que um novo grupo assuma a cooperativa, com novos propósitos e amplo apoio externo.

“Com apoio da Ocergs, da Fecoagro, dos prefeitos e lideranças regionais a esse grupo novo, separando a dívida e mantendo associados num outro grupo, é possível evitar que a Languiru entre em liquidação. Se isso ocorrer, o prejuízo é fatal aos associados. Não adianta fugir agora. Se fugir, vai pagar a conta. Se não fugir, a conta é viável”, pondera.

Apesar do valor expressivo de dívidas – que giram na casa de R$ 1,8 bilhão –, Cherini acredita que o montante não é “assustador” e que a Languiru tem a capacidade de dar a volta por cima. Porém, precisa agir o quanto antes.

“É preciso tomar medidas urgentes. Não pode continuar na mesma linha, com a mesma direção, fazendo as mesmas coisas. Tem que haver mudança de pensamento, com mais transparência nas atitudes e ações. Não adianta apenas investir, investir e investir, quando não há a necessidade disso”.

Ouça a reportagem na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais