Inicia nesta segunda-feira, 23, as inscrições para a seleção de assistentes de alfabetização voluntários para o programa federal Tempo de Aprender. Interessados devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação até o dia 27 de janeiro. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30. O edital, com os documentos necessários e a ficha de inscrição, está disponível no Diário Oficial do dia 11 deste mês.
A assessora pedagógica de Teutônia, Sabrina Henz detalha o assunto em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta segunda-feira, 23.
A seleção destina-se ao preenchimento de vagas e cadastro reserva. Os assistentes atuarão em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de escolas urbanas do município de Teutônia. O candidato deve ser brasileiro, residir em Teutônia, ter idade mínima de 18 anos no ato da inscrição e ter, no mínimo, Ensino Médio Completo Magistério – Modalidade Normal ou Pedagogia concluída ou em andamento.
A carga horária será de cinco horas semanais por turma de alfabetização. O assistente voluntário receberá um auxílio financeiro de R$150,00 por mês, por turma atendida – podendo atender até oito turmas – para auxiliar no ressarcimento de despesas com transporte e alimentação.
O programa Tempo de Aprender é uma ação da Política Nacional de Alfabetização, do Ministério da Educação, que prevê apoio técnico e financeiro às escolas públicas. O suporte financeiro é destinado diretamente às escolas cadastradas, com repasse de recursos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A Secretaria Municipal de Educação realizará apenas o processo seletivo dos assistentes voluntários; a execução financeira será responsabilidade de cada escola beneficiada com o recurso.
Assista a entrevista na íntegra