Fruki lança franquia de máquinas de venda automática

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Fruki lança franquia de máquinas de venda automática

Por

Atualizado terça-feira,
27 de Dezembro de 2022 às 08:09

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Crédito: Divulgação

A Fruki Bebidas projeta multiplicar o número de máquinas de venda automática da marca por meio do modelo de franquias. A companhia testou o negócio e os equipamentos nos últimos meses por meio dois “Drink Markets” instalados em Porto Alegre – no Instituto Caldeira e Nilo Square Garden. Diante dos resultados positivos, fechou parceria com a CasaGroup, empresa especializada em franquias de equipamentos de autoatendimento.

O investimento na franquia parte de R$ 50 mil, com retorno estimado a partir de nove meses. O franqueado tem direito a suporte jurídico e contábil nos contratos, prospecção de pontos comerciais, manutenção, entrega e instalação de todas as máquinas.

Entre os diferenciais do projeto estão possibilidade de vendas 24 horas por dia, sem atendente, com baixo custo de implantação e pouca necessidade de espaço. Com a proposta, a empresa se torna pioneira no RS a desenvolver o modelo de franquia de bebidas direto da indústria.


Inscrições para Trainee Comercial Imec encerram amanhã

O Grupo Imec abriu cinco vagas no primeiro programa de Trainee Comercial desenvolvido pela empresa. Interessados tem até amanhã, dia 28, para efetuar inscrição por meio do cadastro de currículo no site www.imec.compleo.com.br. O programa tem duração de seis meses com início previso para a primeira quinzena de fevereiro.

Entre os requisitos estão ensino superior completo, vivência em varejo, experiência na área comercial, disponibilidade para viagens ao longo do programa e de mudança para Lajeado ao final do programa, além de residir no Rio Grande do Sul ou ter algum vínculo no Estado. O programa também está aberto para funcionários do Grupo Imec com pelo menos três meses de empresa.

Diretora de Pessoas e Cultura do Grupo Imec, Tita Pontes destaca o impacto positivo proporcionado pelos programas de trainee da companhia. Segundo ela, a estratégia promove o desenvolvimento dos colaboradores e dissemina a cultura da empresa. Mais de 50 pessoas já passaram pelos programas de trainee Gerencial, coordenador de Operações e Líder de Loja.


Fecomércio defende parcelamento do ICMS

A Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) articula junto ao governo do Estado a opção de parcelamento do pagamento do ICMS do mês de dezembro aos empresários do varejo. Por meio de ofício encaminhado ao Secretário da Fazenda, Leonardo Maranhão Busatto, a entidade pede que os valores sejam quitados em duas parcelas mensais consecutivas, com dispensa de juros e multas.

O pedido se baseia em decisão do governo de São Paulo, que autorizou o parcelamento com a intenção de proporcionar alívio no caixa dos contribuintes no início do ano, período de queda sazonal no movimento do setor. O benefício foi replicado em diferentes estados do País, entre eles Santa Catarina e Paraná.


RÁPIDAS

• Sobe avaliação do Sicredi – O Sicredi teve sua avaliação corporativa elevada pela Moody’s Local. A instituição conquistou o rating mais alto da agência, passando de AA+ para AAA. A classificação aponta o sistema como um dos perfis de crédito mais seguros e menos arriscados avaliados pela agência de classificação de risco. A elevação reflete o sólido crescimento do Sicredi e aumento da diversificação de suas operações nos últimos anos. Conforme a Moody’s, a instituição apresenta baixo risco de ativos, devido à inadimplência abaixo do mercado em sua carteira de crédito, além de rentabilidade sólida.

• Recuperação calçadista – O setor calçadista projeta terminar 2022 com um total de 843,8 milhões de pares fabricados, alta de 3% na comparação com o ano passado. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontam para um incremento mais tímido para 2023, com alta de 1,6% e 857,3 milhões de pares produzidos.

O motivo para a projeção está na desaceleração internacional e inflação mundial. Conforme a entidade, o ano de 2022 foi de recuperação após as perdas provocadas pela pandemia de Covid-19, com destaque para as exportações. Para o próximo ano, a expectativa é de ampliação do mercado interno e redução nos embarques ao exterior.

• Último Focus de 2022 – O Banco Central publicou ontem o último relatório do mercado financeiro (Boletim Focus) deste ano, com alta na projeção de inflação para 2023. A estimativa para o IPCA passou de 5,13% para 5,23%. A previsão de crescimento para o PIB deste ano variou pouco, de 3,05% para 3,04%. Os economistas ouvidos pelo Banco Central projetaram taxa básica de juros (Selic) de 12% ao ano em 2023. A projeção para o valor do dólar ficou em R$ 5,25 em 2022 e R$ 5,27 em 2023.

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