Quaza dobra de tamanho e busca projeção nacional

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Quaza dobra de tamanho e busca projeção nacional

Por

Startup que desenvolve sistemas para provedores de internet, a Quaza Tecnologia se estrutura para alcançar projeção nacional. Única empresa do segmento no Vale do Taquari, a Quaza dobrou de tamanho em 2022, chegando a mais de 128 mil usuários finais, e trabalha para repetir ou até superar o desempenho no próximo ano.

Nesta semana, a empresa reuniu funcionários para apresentar as projeções para 2023 e a reorganização administrativa. De acordo com o diretor, Pedro Wessel, nos últimos meses a empresa duplicou a equipe, principalmente por meio do treinamento de jovens profissionais.

Segundo ele, o conhecimento necessário para dar atender a demanda dos clientes do setor inclui programação, redes, além de questões administrativas, financeiras e fiscais. “São características difíceis de encontrar mercado.”

Conforme Wessel, a projeção da empresa está ancorada no crescimento exponencial do número de provedores de internet registrados. Hoje, mais de 20 mil empresas do setor atuam no Brasil, número que não chegava a 10 mil em 2020.


Novos profissionais de TI no mercado

A Univates formou na noite de terça-feira, 20, a primeira turma do Crie TI. São 24 novos profissionais de Tecnologia da Informação no mercado, número que traz alento, mas ainda é insuficiente para suprir a falta de mão de obra especializada no setor.

Somente em Lajeado, existem 20 vagas para contratação imediata em posições que vão do desenvolvimento à análise de sistemas passando pelo suporte. Como 14 formandos já trabalham na área, restam dez profissionais a serem disputados pelo mercado. De qualquer forma, a colocação de novos trabalhadores no mercado em apenas dez meses mostra que a proposta do Crie TI foi exitosa. Se manter este ritmo de formação, em poucos anos a região terá mão de obra suficiente para se tornar polo de profissionais do setor.


Unicred Premium inaugura agência em Santa Cruz do Sul

A cooperativa Unicred Premium inaugurou agência em Santa Cruz do Sul no início da semana. Localizada na Rua Júlio de Castilhos, no centro da cidade, a agência tem 400m² de área e inclui vagas de estacionamento, espaço de convivência, salas para atendimento exclusivo, Wi-Fi e ambientes climatizados. Ampla, moderna e inovadora, a estrutura servirá como modelo de experiência para os cooperados e a comunidade.

Presidente da Unicred Premium, Dr. Paulo Ricardo Führ (foto), afirma que a agência será referência para a cooperativa. “Nos aproximamos ainda mais da comunidade de Santa Cruz do Sul e região, oferecendo toda a excelência de nosso portfólio de produtos, serviços e relacionamento singular aos nossos cooperados.”


RÁPIDAS

• Recuperação da poupança – Aplicação mais popular entre os brasileiros, a poupança teve o maior rendimento nominal desde 2016. Também obteve em 2022 o primeiro ganho real, descontada a inflação, desde 2018. A caderneta teve retorno de 7,9% no acumulado do ano, ou 2,02%, se descontada a inflação estimada em 5,76% pelo Boletim Focus. Apesar dessa reação, a poupança segue atrás de aplicações concorrentes de renda fixa também de baixo risco, como o Tesouro Selic, que teve rendimentos nominais de até 12,1% ao ano.

• Lavagem virtual de dinheiro – Professores do curso de Direito da Univates, Evandro Weisheimer e Márcio de Abreu Moreno estão entre os autores de livro sobre lavagem de dinheiro por meio de criptoativos. Recém-lançadas, a obra “Criptolavagem e Compliance – tipologias de lavagem de dinheiro por meio de criptoativos e sua prevenção” aborda temas como a tecnologia blockchain, a funcionalidade das moedas virtuais, a segurança das transações e as atividades criminosas envolvendo a transferência de ativos digitais. Conforme a publicação, em 2019 o Bitcoin foi o meio de pagamento aceito em 97% dos mercados ilegais existentes na internet.

Acompanhe
nossas
redes sociais