Promovido pela primeira vez em 2018, o projeto cultural “Dançando nossas origens”, do CTG Giuseppe Garibaldi, foi retomado e abriu a segunda edição das atividades neste mês.
A Invernada Juvenil do CTG fez a apresentação da nova coreografia e indumentária do grupo, nesse sábado, 14. As novidades serão levadas aos palcos do Juvenart, evento estadual da categoria juvenil que ocorre em julho, em Santa Maria.
Durante o evento, também foram apresentadas as prendas que representarão a entidade neste ano. Mais de 500 pessoas, entre crianças, jovens, familiares e amigos dos dançarinos prestigiaram as atividades.
Outra atração da noite foi o conjunto de folclore internacional “Os Gaúchos”. Formado por bailarinos e músicos, o grupo divulga a cultura e a arte de diferentes povos por meio da música e da dança.
Para a patroa do CTG, Adriane Zanotelli Fassini, a noite de sábado foi marcada pela retomada das atividades artísticas e culturais da entidade. Adriane conta que, em 2020, o CTG tinha diversos projetos, mas, com a pandemia e o galpão fechado, tudo ficou parado. “Nossos sonhos, porém, não se perderam, foram adiados e agora desabrocham. Este foi o primeiro de muitos eventos projetados para este ano”.
“Dançando nossas origens”
O projeto nasceu com o objetivo de divulgar as danças tradicionalistas gaúchas e apresentar o trabalho desenvolvido pelo CTG nas invernadas. Em 2021, foram desenvolvidas oficinas de chimarrão, além de entretenimento e dança para as escolas de Encantado.
Neste ano, o projeto cultural Dançando Nossas Origens II tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de Baldo SA, Goemil e Docile. A promoção é da Lume Eventos e da Secretaria Especial da Cultura.
Com mais de 50 anos de existência, o CTG Giuseppe Garibaldi é composto pelas invernadas pré-mirim, mirim, juvenil e adulta, além de componentes que dançam chula, cantam e declamam. O CTG também desenvolve atividades como escolha das prendas e peões, gincanas entre os participantes e passeios.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook