Pré-candidatos querem Vale protagonista nos parlamentos

Eleições 2022

Pré-candidatos querem Vale protagonista nos parlamentos

Jonatan Brönstrup e Márcia Scherer abriram rodada de debates com pré-candidatos à Assembleia Legislativa e argumentaram sobre a necessidade da região eleger seus representantes

Por

Atualizado quarta-feira,
18 de Maio de 2022 às 08:23

Pré-candidatos querem Vale protagonista nos parlamentos
Dois postulantes à Assembleia abriram debates nesta semana. Márcia Scherer e Jonatan Brönstrup realçam importância da representação política (Foto: Mateus Souza)
Lajeado

Com diferentes trajetórias políticas e visões semelhantes, Jonatan Brönstrup (PSDB) e Márcia Scherer (MDB) abriram a nova sequência de debates do Grupo A Hora com pré-candidatos do Vale do Taquari a deputado estadual. Os dois estiveram na sede da empresa na tarde de ontem, 17, onde apresentaram propostas e discutiram ideias.

O debate faz parte do projeto “Pensar Eleições 2022 – Desperta Vale do Taquari”, promovido em parceria com a Univates. Ao longo do ano, serão desenvolvidas diversas ações e iniciativas que visam conscientizar o eleitor sobre a importância da região voltar a ter representatividade nas esferas federal e estadual.

Devido à ausência de um dos convidados – José Alves (Podemos) não participou por motivos de agenda – o debate teve uma hora a menos de duração, das 15h às 16h. Brönstrup e Márcia responderam a questões sobre temas diversos e também tiveram a oportunidade de perguntarem entre si.

Ex-prefeito de Teutônia, Brönstrup é um dos representantes da região no Executivo estadual. Desde o ano passado, atua como chefe de gabinete da Casa Civil do RS. Márcia já foi vereadora em Arroio do Meio e disputou cargos eletivos nos últimos três pleitos. Em 2018, concorreu à deputada federal e ficou como suplente da bancada do MDB.

Representatividade

Para Márcia, um dos papéis do deputado é justamente aquilo que faz falta para a região: fazer a ponte para que as demandas cheguem às autoridades. “Muitas vezes a comunidade acaba sem representação, ou a entidade faz essa atuação. O líder político serve para isso. São muitas questões que poderiam ser resolvidas no ambiente de discussão”, salienta.

Embora ocupe cargo no Executivo, Brönstrup também sustenta que o deputado é fundamental para que as demandas regionais sejam ouvidas pelo Estado. “Hoje somos reféns de decisões de outros parlamentares, de outras regiões, que não conhecem nossa realidade. É importante ter uma liderança que se coloque a disposição para lutar junto às nossas entidades e organizações ”, opina.

Vocações regionais

Os dois pré-candidatos destacaram a força do Vale na produção de alimentos. Mas reforçam que outros setores também ganham espaço na cadeia produtiva regional e dizem que, caso sejam eleitos, trabalharão para que essas potencialidades sejam exploradas.

“Temos um DNA forte na produção de alimentos. Nossa região é uma das maiores produtoras do Estado por quilômetro quadrado. Mas também há outras potencialidades, como o setor calçadista, que é muito forte. E também muitas empresas que trabalham forte na inovação”, pontua Brönstrup.

“Nossa vocação regional é o setor de alimentos. É ma escolha que deu muito certo, com a integração de frangos e suínos. Mas há também uma grande reivindicação para olharmos a produção de hortifruti, com uma Ceasa regional. É uma reivindicação antiga”, comenta Márcia.

Questões logísticas

Com a infraestrutura regional no centro das atenções, devido ao plano de concessão das rodovias estaduais, tanto Brönstrup quanto Márcia entendem que o Vale tem um grande potencial logístico. Os dois concordam que a presença de um deputado local fortalece o discurso regional para que as demandas sejam atendidas.

Márcia lembra das reclamações enfrentadas sobretudo pelas comunidades afetadas pela cobrança de pedágio. “A gente compreende o sofrimento de Cruzeiro do Sul e da região alta. Infelizmente é uma situação que está posta. Mas penso que, se a questão se protelar por mais tempo, podemos intervir com mais força, tendo a legitimidade do voto, e buscar algo que fique bom para todos os lados”.

Brönstrup afirma que a EGR não entrega resultados aos usuários que pagam o pedágio e defende a concessão, mas reconhece as dificuldades do debate. “Há um grande desconforto quando se debate esse tema. A primeira coisa que vem na cabeça das pessoas é que continuarão pagando e nada vai acontecer. Não existe almoço grátis, mas precisamos dos investimentos.

Próximos debates

Hoje, quatro pré-candidatos a deputado estadual confrontam propostas na Rádio A Hora. À partir das 15h, estarão no estúdio da emissora Emanuel Hassen (PT), Gláucia Schumacher (Progressistas), José Scorsatto (PDT) e Tiago Pedroso (PSC).

Amanhã, será a vez de João Braun (Progressistas), José Alves (Podemos) e Rodrigo Conte (PSB) debaterem na emissora. Douglas Sandri (Novo) também participaria, mas informou que não poderá comparecer em função de compromissos profissionais em Brasília. Semana passada, o Grupo A Hora reuniu quatro pré-candidatos a deputado federal, no primeiro debate com postulantes a cargos eletivos neste ano.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais