Pré-candidatos propõem soluções e iniciativas ao Vale

ELEIÇÕES 2022

Pré-candidatos propõem soluções e iniciativas ao Vale

Participaram do evento Glaucia Schumacher (PP), Maneco Hassen (PT), Tiago Pedroso (PSC) e José Odair Scorsatto (PDT)

Por

Pré-candidatos propõem soluções e iniciativas ao Vale
Foto: Bianca Mallmann
Lajeado

Quatro pré-candidatos estiveram nos estúdios da Rádio A Hora 102.9 na tarde desta quarta-feira (18). Com o tema “Articulação, preparo e perspectivas dos pré-candidatos do Vale para as eleições de 2022”, o projeto Pensar Eleições promoveu um debate com quatro pré-candidatos da região.

Participaram do evento Glaucia Schumacher (PP), Maneco Hassen (PT), Tiago Pedroso (PSC) e José Odair Scorsatto (PDT). O debate teve transmissão ao vivo pelo Facebook do Grupo A Hora.

Jornalista, advogada e professora universitária, a vice-prefeita de Lajeado, Glaucia Schumacher afirmou que o papel de um deputado estadual é mais regional do que municipal. “Um prefeito até consegue ser recebido pelo governador, representar uma cidade. Mas precisamos representar a região, e não temos conseguido colocar isso em prática”, lamentou. Glaucia ainda disse que a falta de um deputado do Vale afasta os municípios da região uns dos outros.

Técnico contábil e advogado, Maneco Hassen (PT) é ex-prefeito de Taquari e ex-presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Para ele, a representatividade do Vale do Taquari na Assembleia é o grande desafio na eleição de 2022. “O exemplo dos pedágios é emblemático. Foi construído de cima pra baixo, e quando tentamos abrir um diálogo, não tivemos parlamentares para nos representar.” Segundo Maneco, há uma dificuldade na representação regional entre os deputados estaduais e as diferentes regiões do RS.

Tiago Pedroso (PSC) é formado em Administração e foi vereador e presidente da câmara de vereadores de Bom Retiro do Sul. Ele comparou o ofício de vereador ao de deputado estadual. Explicou que, em essência, são dois serviços de representação da população junto ao poder público, mas com escalas diferentes. “Falta ter para quem você pode entrar em contato e falar do seu problema. Alguém precisa estar na Assembleia ouvindo para saber o que pode ser feito para a região”, declarou. A campanha de Pedroso também está indo para cidades de outras regiões, com o objetivo de obter resultado eleitoral suficiente para o Vale, o que não foi feito em eleições recentes.

Ex-prefeito de Arvorezinha, José Odair Scorsatto (PDT) já foi também vice-prefeito e secretário municipal, além de presidente da Associação Gaúcha de Municípios (AGM) entre 2011 e 2013. Segundo ele, a representatividade no Legislativo estadual é necessária para que o Vale do Taquari seja respeitado pelo Executivo, independente de quem esteja no cargo de governador. “Não importa se está ou não no governo. Um representante do Vale do Taquari está lá para nos representar”, apontou. Para ele, um deputado estadual deve antever as dificuldades da região e levar essas demandas para a interlocução com o Palácio Piratini.

O Vale do Taquari tem cerca de 279 mil eleitores aptos a votar nas eleições 2022.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais