Lajeado assume protagonismo  no South Summit

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Lajeado assume protagonismo no South Summit

Com estande no Cais Embarcadero, integrantes na competição de startups e destaque em painéis, Vale do Taquari teve mais de 400 representantes no evento

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Lajeado assume protagonismo  no South Summit
Localizado em frente ao pórtico de entrada do evento, estande de Lajeado atraiu atenção de milhares de visitantes

Considerado o maior evento de conexões para os novos negócios da América Latina, o South Summit reuniu entusiastas da inovação em Porto Alegre entre os dias 4 e 6 de abril. Com mais de 400 representantes no evento, o Vale do Taquari se posicionou de forma estratégica, com participação em painéis e na competição de startups, além de um estande da prefeitura de Lajeado, com destaque para o Pro_Move.

O espaço proporcionou aos visitantes a experiência virtual de circular de carro pelas ruas de Lajeado. Em um ambiente 360ª, os visitantes podiam escolher três trajetos diferentes, todos com narração sobre as características da cidade e ênfase na conquista do prêmio de melhor ecossistema em desenvolvimento do Brasil.

Posicionado estrategicamente em frente à entrada do evento, no Cais Embarcadero, o local foi ponto de passagem para os mais de 13 mil visitantes do South Summit. Representantes da empresa Usiminas, de Belo Horizonte, Minas Gerais, Daniel Campos da Silva e Davison Cardoso aproveitaram a chegada ao evento para visitar o estande.

“Conheço a Serra gaúcha, mas não conhecia a região. Lajeado está de parabéns por proporcionar essa experiência que me deu vontade de conhecer a cidade”, afirma Silva. Para Cardoso, o estande de Lajeado foi uma grata surpresa e traz uma nova opção para as pessoas que visitam o Rio Grande do Sul.

CEO da Stars Aceleradora de Startups, maior empresa do setor com atuação no interior do Brasil, Aislan Menk destaca o posicionamento do Vale do Taquari. “Foi uma sacada muito interessante de fazer o espaço na entrada do evento, resultando em um destaque especial.”

Segundo ele, o evento representa uma oportunidade excelente de conexão entre a região e os diferentes ecossistemas da inovação, em especial do Rio Grande do Sul. Além disso, agrega conhecimento tanto para representantes de startups dos mais diferentes estágios, quanto para pessoas que desejam começara a investir no setor.

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo ficou impressionado com a quantidade de pessoas interessadas no ecossistema de inovação da cidade. “Tanto o estande quanto a participação por meio de palestras ajudam a levar oportunidades para a região”, afirma. Segundo ele, a intenção foi de cativar as pessoas para que conheçam Lajeado e façam negócios na cidade.

Ao todo, 25 representantes de ecossistemas de inovação, poder público, universidades e empresas assinaram o manifesto no primeiro dia do evento

Aliança Foodtech

O primeiro dia do evento foi marcado pela assinatura do manifesto de criação da FoodTech Alliance, rede de cooperação com objetivo de transformar o Rio Grande do Sul em um polo de excelência em negócios inovadores no setor de alimentos.

A estruturação do coletivo teve protagonismo do Pro_Move e participação dos ecossistemas de Porto Alegre, Santa Maria e Rio Grande/Pelotas. Ao todo, 25 entes públicos, universidades, empresas e entidades da sociedade civil assinaram o manifesto. Além do Pro_Move e da Agil, Univates, Tecnovates, Tacta Food School, Prefeitura de Lajeado e o APL Alimentos Vale do Taquari são signatários.

Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom afirma que a aliança é mais uma prova da força da construção coletiva em favor do desenvolvimento gaúcho. “Temos muitas iniciativas e faltava aglutiná-las de forma a mostrar ao mundo inteiro a riqueza da produção de alimentos do estado, em especial da agricultura familiar.”

Co-founder das startups Sabores Urbanos e OlivePlus, Rogério de Assis Brasil foi um dos líderes do movimento e destaca a oportunidade do RS se tornar mais competitivo no setor de alimentos com a aliança. “Precisamos trazer o alimento para dentro do processo de inovação. A pesquisa tem que virar PIB.”

Diretor executivo da Agil, Cristiano Zanin afirma que Foodtech Alliance materializa o sonho de elevar a produção de alimentos no estado por meio de um processo colaborativo. “Tem participação de secretários do Estado, prefeitos, representantes do ecossistema das universidades e do coletivo. Reunimos esforços nos Estado que já é forte no agro, para ganhar força nas startups de alimentos.”

Anja Dullius apresentou o case da Syntalgae no palco do pavilhão The Next Big Thing

Syntalgae no desafio de startups

Empresa incubada na Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) e acelerada pelo Vibee Unimed, a Syntalgae foi uma das 50 startups selecionadas para apresentar soluções a investidores, no palco do pavilhão The Next Big Thing.

O case da empresa foi apresentada pela sócia da startup, Anja Dullius, que participou pela primeira vez em uma competição internacional. “Foi um desafio falar para um público tão expressivo ainda mais em inglês, mas um excelente experiência e um grande aprendizado.”

Também sócia da empresa, Gisele Buffon afirma que a participação resultou na captação de investimento já no primeiro dia de evento, além de contatos para novas rodadas de negociações. “É a nossa primeira experiência de apresentação em nível internacional e já estamos com a agenda lotada para as próximas semanas.”

Gestor da Inovates, Michel Machado destaca o orgulho de assistir o desempenho da Syntalgae e o rápido crescimento da empresa. “A Gisele e a Anja chegaram na incubadora apenas com uma ideia e o desafio de criar uma startup. Estar aqui em um evento global é mais um passo para tudo que elas podem construir no negócio.”

Segundo ele, a trajetória da Syntalgae também serve de inspiração para todas as pessoas que pretendem ingressar no mundo dos negócios inovadores. “Existem oportunidades e é possível começar no Vale do Taquari e depois alcançar reconhecimento global.”

Pro_Move nos palcos

Representantes do ecossistema de inovação do Vale do Taquari também estavam entre os palestrantes do South Summit. Presidente da Fuvates, Ney José Lazzari, participou de um dos painéis de abertura do segundo dia, ao lado de representantes do Pacto Alegre, ecossistema de inovação de Porto Alegre, e do Hélice, ecossistema de inovação da Serra.

Lazzari falou sobre a criação do Pro_Move Lajeado, em debate mediado pela secretária-adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp. Ele abordou as características da região para explicar as demandas que deram origem ao Pro_Move Lajeado. Lembra que a maior cidade do Vale não tem perímetro rural, por isso depende da interação com os municípios do entorno, cuja base econômica é a produção de alimentos. “Percebemos que a matriz produtiva da região precisa ser repensada e elegemos quatro grandes áreas: varejo, saúde, alimentos e TI.”

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, palestrou no palco do pavilhão The Next Big Thing do South Summit. Caumo falou sobre a trajetória do Pro_Move Lajeado e os motivos que fizeram o município conquistar o prêmio de melhor ecossistema em desenvolvimento do Brasil, concedido pelo Sebrae-RS e Confederação Nacional da Indústria.

Além de descrever a aliança entre empresas, universidade e poder público, Caumo também destacou o Pacto Pela Paz, cujo resultado está na redução dos índices de criminalidade, que alcançaram os menores patamares em 20 anos.

Na sexta-feira, último dia do evento, o pró-reitor de Ensino e Pesquisa da Univates, Carlos Cyrne, palestrou no painel “Ambientes emergentes de inovação”, ao lado de Caile Borelli, da Nau Live Spaces e de Zeca Martins, da Hygia Saúde.


ENTREVISTA | FABIANO ZORTÉA

Coordenador de varejo no Sebrae RS, um dos principais especialistas gaúchos em inovação para o segmento. Atração confirmada na 20ª Convenção CDL Lajeado, ele fará a palestra de abertura do evento, que ocorre no dia 22 de abril, no Clube Tiro e Caça (CTC).

“O varejo se beneficia quando pende para a essência da inovação”

A Hora – Qual a importância do South Summit para as empresas do varejo?
Fabiano Zortéa – Os negócios tradicionais são muito beneficiados quando tiram um tempo das suas jornadas diárias para participar desse tipo de evento. O varejo se beneficia quando pende para a essência da inovação. Isso ocorre quando o varejista se permite errar. Dessa forma, os novos produtos e serviços no dia a dia ficam mais associados a um jeito que vai surpreender o consumidor.

Ouvimos falar, por exemplo, de colaboração para inovação, algo que não acontecia entre as marcas. Isso se aplica ao contexto do pequeno, médio ou grande varejista. Ele pode fazer um trabalho colaborativo, a partir do entendimento de quem são seus vizinhos deles e das marcas que fazem parte da cidade, do bairro ou da rua. Não é só o meu produto, a minha estratégia e a minha competitividade, e sim como eu posso ser mais competitivo e co-criar.

– Por que os empresários precisam participar dos movimentos de inovação?
Zortéa – São movimentos que devem integrar as decisões estratégicas dos negócios. Em um evento como o South Summit, é possível se conectar com solucionadores de problemas que existem na
empresa. Aqui, é muito fácil encontrar pessoas que você já conhece e que te apresentarão para pessoas que você não conhece e podem te ofertar alternativas para o negócio. Só o fato de estar oxigenando ideias e ativando o networking pode ser o primeiro passo para que o negócio saia do ponto onde está para um posicionamento mais sofisticado no mercado.

– Como aproveitar os ensinamentos do South Summit?
Zortéa – O varejo que dá certo e está acelerando pós-pandemia é muito flexível, disponível e aberto a transformar velhas práticas, associadas agora às novas demandas de consumo. O mais importante para quem participou, é levar o conhecimento para a equipe. Fazer uma reunião para colocar os principais insights e ver como é possível implementar no negócio. Mais importante do que ter uma ideia “uau”, é colocar ela em movimento de forma que o consumidor perceba. Esse é o grande desafio do varejo pós-pandemia.

– Quais as expectativas para a convenção CDL Lajeado?
Zortéa – Vai ser o maior prazer retornar a Lajeado representando o Sebrae-RS. Quero surpreender o público do evento com alternativas sobre como fazer a nova loja física e quais são as funções capazes de trazer o consumidor e, por consequência, aumentar as vendas. Também quero conversar sobre evolução digital e, sobretudo, como fazemos para construir um varejo que não é físico nem digital.

O híbrido agora faz parte da condição de ter um negócio do varejo. É possível dar conta dos dois canais de forma integrada, sem grandes investimentos e impactar no volume de vendas em um curto espaço de tempo.


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