Comunidade é convidada a passar “uma noite no museu” de Lajeado

CULTURA

Comunidade é convidada a passar “uma noite no museu” de Lajeado

No mês de aniversário de 40 anos, o Museu Bruno Born, localizado na Casa de Cultura, abrirá as portas na noite do dia 28 para visitação e palestra. Atividade ocorre das 18h à meia-noite

Por

Comunidade é convidada a passar “uma noite no museu” de Lajeado
Entre os objetos no museu, estão lampiões, telefones e aquecedores manuais
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

De pijamas ou roupas confortáveis, a comunidade é convidada para visitar o Museu Bruno Born, em uma noite de história e comemoração. A partir das 18h do dia 28 de abril, a Casa de Cultura de Lajeado abre as portas para a primeira Noite no Museu, que marca os 40 anos da criação da galeria histórica, celebrado em 5 de abril.

A coordenadora da Casa de Cultura, Ana Vieira Labres, conta que os grandes museus do país costumam fazer eventos como este para comemorar aniversários ou marcos da cidade. Assim, a ideia, além de celebrar as quatro décadas de história do museu municipal, busca dar oportunidade para a comunidade visitar o espaço em um horário alternativo.

Com entrada gratuita, a programação será até a meia-noite, e conta com uma visita guiada pelo museu, além de uma conversa com o tema “Uma noite no Museu: mas o que é Museu?”, orientada pelo professor de história da Univates Sérgio Nunes Lopes.

O evento também conta com atrações musicais apresentadas pelos alunos das oficinas de musicalização da Casa de Cultura, assim como outros artistas que quiserem se apresentar. “É também destinado àqueles que gostam de história ou se interessam pela história do município, e até mesmo àqueles que não encontram tempo durante o dia para virem até o Museu”, destaca Ana Paula.

O acervo ocupa três salas no primeiro andar da entidade. Durante a semana, o espaço está aberto ao público com visita guiada, além de acesso às exposições culturais da casa. Para grupos acima de cinco pessoas, a visita deve ser agendada. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira das 8h às 16h45, e nas sextas-feiras das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Relíquias da cidade

De acordo com a coordenadora do Museu Bruno Born, Marguit Wojahn, os objetos do acervo são importantes como patrimônio cultural do município, para a preservação e memória da história dos primeiros habitantes e imigrantes de Lajeado. “Aqui está a história de pessoas e momentos da construção de uma sociedade e de um município, como o que temos hoje. É importante para conhecer a nossa história”, ressalta.

De acordo com Marguit, no espaço, há um acervo cheio de objetos e aparelhos de todos os tipos. Desde elementos pré-históricos, outros indígenas, até pertences de casas e instituições que fizeram parte da história do município. Hoje, o museu tem mais de mil itens catalogados.

História do museu

A data que oficializou a criação do Museu Bruno Born foi 5 de abril de 1982. Mas a ideia de formar um museu no município já existia, com o objetivo de conservar objetos antigos. O acervo foi criado no segundo mandato do ex-prefeito Darci Corbellini, e teve a primeira sede na Secretaria de Educação.

Quando aumentou, a galeria passou para a Secretaria de Meio Ambiente, no antigo engenho. Com provas de gincana que pediam a doação de objetos antigos, o museu cresceu e, hoje, está na Casa de Cultura de Lajeado.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais