Lajeado adquire testes rápidos para a dengue

SAÚDE

Lajeado adquire testes rápidos para a dengue

Medida busca agilizar detecção da doença para acompanhamento em tempo real

Por

Atualizado terça-feira,
10 de Março de 2022 às 09:05

Lajeado adquire testes rápidos para a dengue
Foto: Divulgação
Lajeado

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Lajeado adquiriu testes rápidos para identificação da dengue. Os exames estãos disponíveis nos postos de saúde e na UPA, e devem ser feitos entre o primeiro e o quinta dia dos sintomas. A medida foi anunciada nesta quarta (23), deve contribuir para agilizar o diagnóstico da doença na cidade.

Além dos testes, a prefeitura segue com a aplicação de inseticidas para acabar com o mosquito adulto nos bairros. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, afirmou que esta é uma ação complementar. Ovos e larvas não são atingidos pelo inseticida. “A maneira mais eficaz de combater o avanço dos mosquitos é acabar com os criadouros dentro e ao redor das casas. Isso deve ser feito pelos moradores semanalmente, revisando todos os espaços, eliminando, tratando ou cobrindo todo e qualquer tipo de depósito de água, seja ele temporário ou não”, explicou Catiana.

O inseticida já foi aplicado nos seguintes bairros:

  • Bom Pastor: 8, 14 e 17 de março;
  • Florestal, Moinhos e Centro: 15 e 22 de março;
  • Americano e Centro: 16 de março;
  • Montanha: 21 de março.

A previsão para os próximos dias é aplicar nos bairros Americano, Centro, Montanha, Floresta e Moinhos e também nos cemitérios.

Foto: Divulgação

Sobre o inseticida

A Sesa realiza a aplicação de inseticida químico UBV (Ultra Baixo Volume). A ação tem parceria da Secretaria Estadual de Saúde. O trabalho é feito somente em áreas que apresentam índices altos de casos da doença e é programado para ocorrer em três ciclos (três vezes) no mesmo local.

É importante que as pessoas com suspeita de contaminação façam o teste da dengue. O exame está disponível gratuitamente pelo SUS. Com a detecção ou não do vírus, é possível saber o cenário da gravidade da doença em cada região e realizar as ações mais adequadas.

O horário de aplicação do inseticida é pela manhã, entre 5h e 8h, e no final da tarde, entre 17h e 20h, horários que ele está mais ativo.

Recomendações nos horários de aplicação

  • Manter abertas: portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida na casa;
  • Manter cobertos: alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha e roupas;
  • Guardar em lugares fechados: bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários;
  • Proteger as caixas de abelhas sem ferrão;
  • Manter as crianças, idosos e pessoas alérgicas em um cômodo com porta e janelas fechadas, assim permanecendo por 30 minutos após a aplicação,
  • Durante a aplicação do inseticida, manter-se dentro de suas residências.

Acompanhe
nossas
redes sociais