Casos de dengue crescem 169% em uma semana

SAÚDE

Casos de dengue crescem 169% em uma semana

Boletim epidemiológico da 16ª CRS contabiliza 197 infecções no Vale do Taquari. Deste total, 86,2% são autóctones. Notificações em análise laboratorial alcançam 531. Todas as cidades têm focos do mosquito transmissor

Por

Atualizado terça-feira,
10 de Março de 2022 às 09:07

Casos de dengue crescem 169% em uma semana
Estabelecimentos de saúde em Lajeado registram aumento na procura nos últimos dez dias. Na UPA, média diária é de 290 consultas. Pelo menos 20 são pacientes com suspeita de dengue (Foto: Filipe Faleiro)
Vale do Taquari

As contaminações por dengue estão confirmadas em nove cidades da região. De acordo com o boletim epidemiológico semanal, divulgado ontem, pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), são pelo menos 197 infecções. Deste total, 170 são autóctones (transmissão interna).

Conforme o responsável pela CRS, Edegar Cerbaro, o Vale está diante de um surto, com tendência para crescimento exponencial nas próximas semanas. Na comparação com os últimos sete dias anteriores, houve uma elevação de 169% (no dia 11, eram 73 confirmações).

Como há presença de focos do Aedes Aegypti em todas as cidades da região, Cerbaro reforça a necessidade de prevenção e busca para eliminar os criadouros. “Todos somos responsáveis. Pelo poder público, com a aplicação de inseticida, visita de agentes e mutirões de limpeza. Por parte das pessoas, para evitar deixar água parada.”

De acordo com o relatório da CRS, os casos de dengue são notificados em todos os meses do ano, com aumento durante a sazonalidade da doença, entre os meses de novembro a maio.

Pelo acompanhamento do portal InfoDengue, mantido pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fiocruz, a Região Sul do país é uma das principais áreas de atenção neste ano, tanto que o Ministério da Saúde aponta para um grande risco do país enfrentar uma epidemia de dengue neste ano.

Números são maiores

A tabulação dos dados da CRS e da própria Secretaria Estadual de Saúde é feita a partir da entrega dos relatórios municipais. Esse trâmite gera um atraso, pois os laudos laboratoriais chegam primeiro às cidades, para depois ser contabilizado pelo Estado (confira no infográfico).
Tanto que na apuração direta com as cidades, o cálculo apresenta mais contaminações. Nas nove cidades com casos de dengue, as vigilâncias epidemiológicas contam 237 positivos, com 878 notificações.

Primeira morte no RS

Uma mulher de 76 anos, moradora de Chapada, no norte, foi a primeira vítima de dengue. O óbito foi confirmado nessa sexta-feira, pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). A mulher morreu em 9 de março e estava internada desde o dia 7. A idosa começou a ter febre, dor de cabeça, nos olhos, nos músculos e articulações em 3 de março.

Pela região

Levantamento do A Hora feito nos municípios mostra dados maiores dos verificados no boletim epidemiológico da CRS.

Colinas
27 positivos
30 notificações

Arroio do Meio
87 positivos
175 notificações

Bom Retiro do Sul
1 positivo
1 notificação

Cruzeiro do Sul
2 positivos
5 notificações

Estrela
1 positivo
8 notificações

Teutônia
2 positivos
9 notificações
1 negativo

Lajeado
125 positivos
645 notificações
44 negativos

Santa Clara do Sul
1 positivo
4 notificações

Progresso
1 positivo
1 notificação

Acompanhe
nossas
redes sociais