Ensino Médio do GA na Univates: novas experiências para um futuro promissor

Produzido por Estúdio A

Ensino Médio do GA na Univates: novas experiências para um futuro promissor

Docente da universidade e direção do colégio reforçam proposta alicerçada no conhecimento, vivências e protagonismo dos estudantes

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“Uma proposta pedagógica que parte da premissa de que universidade e escola podem produzir conhecimento em parceria e interface tende oportunizar aos estudantes experiências de produção de conhecimento acerca de si e de seu estar e fazer no mundo, considerando a existência dos outros. Todas essas variáveis estão presentes na proposta pedagógica que construímos.” A afirmação é da docente da Universidade do Vale do Taquari e responsável pela assessoria pedagógica do projeto da Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – Campus Univates, Kári Lúcia Forneck, acerca do novo modelo de ensino, que começa neste ano, no prédio 1.

Para Kári, a escola contemporânea é aquela em que o jovem tem espaço para se conhecer e conhecer o seu lugar no mundo e, principalmente, para que tenha oportunidade de fazer escolhas e de tomar decisões que considerem demandas e dilemas nas sociedades contemporâneas. “Que futuro estamos construindo? Como me relacionar com os outros de forma ética? Como gerenciar os recursos disponíveis? Quais são os conhecimentos relevantes para que eu consiga melhorar a vida das pessoas? Qual será o legado da minha geração?”. São questionamentos, segundo a docente, que devem instigar e motivar os estudantes do novo ensino médio do GA.

Participação da comunidade escolar

Kári enfatiza que a construção da parceria entre a Univates e o GA foi pautada a partir de uma escuta atenta de todos os envolvidos nos fazeres da escola: estudantes, professores, famílias e lideranças comunitárias. “A partir daí, foram desenhados os princípios pedagógicos que norteiam todas as ações do projeto: experiência, criação, conhecimento, conexão e comunicação. Tudo isso para que se possa desenvolver habilidades socioemocionais e de responsabilidade social, de modo a concretizar os pilares desse novo ensino médio, que são viver e conviver.”

Maior Ensino Médio privado da região

O GA já contava com o maior ensino médio privado da região e, a partir da parceria com a Univates, ampliam-se a questão estrutural e a possibilidade de oferta de novas oportunidades. Para o diretor do colégio, Edson Wiethölter, o novo modelo mantém todas as habilidades e competências do ensino médio, mas com uma metodologia diferente, que instiga os estudantes a se descobrirem e atenderem necessidades regionais.

“Temos ciente que as gerações que estão chegando ao mercado de trabalho serão as que mais empreenderão. Porém, esses jovens devem ser bem instruídos e capacitados, principalmente na área tecnológica e científica, mas dependendo dos processos e dos espaços em que estarão, poderão fracassar. Esse novo ensino médio pretende ‘quebrar’ isso, tornando o estudante protagonista, em suas áreas de interesse. E buscando a coloquialidade, o chão de fábrica, abrindo ainda mais o leque da pesquisa, da cientificidade e da tecnologia.”

Case de sucesso

Segundo o diretor, o GA traz um novo ensino médio baseado em lei, pesquisa, ciência e coloquialidade regional, em uma estrutura de vanguarda, como a da Univates, uma das melhores universidades do país. “Lajeado terá um case de sucesso. Tanto que a comissão formada para constituir todo esse processo foi convidada para uma reunião com o Conselho Estadual de Educação, no ano passado, para a apresentação do projeto.”

Vantagens do novo modelo:

– Os estudantes da Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – Campus Univates terão acesso a todos os espaços físicos que a Univates oferece: laboratórios, biblioteca, Teatro e complexo esportivo, por exemplo;

– Aulas com períodos semestrais, alinhados à realidade universitária, bem como a familiarização às linguagens e metodologias do ensino superior;

– Práticas vinculadas aos cursos técnicos – no 1º ano – e aos cursos de graduação – no 2º e no 3º anos do Ensino Médio, para que tenham acesso ao campo profissional pelo qual demonstrarem interesse;

– Vivências em projetos de pesquisa e de extensão, já que os estudantes poderão atuar em projetos em andamento na universidade, vivenciando ações junto à comunidade e práticas de produção científica acadêmica;

– Outros componentes curriculares disponíveis são o Projeto de Vida, o Estúdio e as três Trilhas: Sanus (vivências e conhecimento gerado e difundido pelos cursos da área da Saúde), Faber (Engenharia, Arquitetura e de Ciências Exatas) e Domus (saberes vinculados aos cursos de Direito, da Economia Criativa, da Formação de Professores e da Gestão). “Espera-se que os estudantes possam viver experiências que o mundo universitário pode oportunizar, considerando seus sonhos, vontades, desejos, planos e projetos de vida”, projeta Kári.

Carga horária

No novo ensino médio, a carga horária passará a ser de 3.600 horas, divididas em Formação Geral Básica e Formação Específica. As aulas vão se estender das 7h45min às 12h15min, com intervalo de 30 minutos, que supõe um espaço para convivência, um dos objetivos da proposta da instituição.

Kári Lúcia Forneck

“Espera-se que os estudantes possam viver experiências que o mundo universitário pode oportunizar, considerando seus sonhos, vontades, desejos, planos e projetos de vida.” Kári Lúcia Forneck, docente da Univates e responsável pela assessoria pedagógica do projeto

“Temos ciente que as gerações que estão chegando ao mercado de trabalho serão as que mais empreenderão. Porém, esses jovens devem ser bem instruídos e capacitados.” Edson Wiethölter, diretor do GA