Univates lança formação imersiva em TI

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Univates lança formação imersiva em TI

Por

Lajeado

Para fazer frente à escassez de profissionais na área da Tecnologia da Informação, a Univates apresentou na noite de quarta-feira, 8, o CRIE_TI. Será uma formação imersiva com dez meses de duração, com possibilidade de pagamento após a conclusão do curso, no valor de até 20% da renda do profissional.

A falta de profissionais já é considerado um dos principais gargalos para o crescimento das empresas do setor, quadro que foi agravado com a pandemia. Hoje, existem cerca de 500 postos de trabalho no Vale do Taquari que poderiam ser preenchidos imediatamente caso houvesse profissionais qualificados disponíveis.

O evento de lançamento do CRIE_TI teve palestra com professor da Singularity University, Tiago Mattos, que abordou o tema “Tecnologia e o futuro do mercado digital”. Mais informações sobre a qualificação podem ser obtidas no site www.univates.br/crieti.

Univates apresenta


CRON celebra nova casa

O Centro de Oncologia (CRON) promoveu o evento cultural na noite de terça-feira, 7, no Parque Piraí – hoje mais conhecido como Praça da Lyall devido aos investimentos da construtora na região. Agrande participação de público mostra que o evento cumpriu com o objetivo de promover a aproximação entre o CRON e a comunidade local.

O centro de saúde prepara a sua mudança de Estrela para Lajeado, depois de 15 anos no Hospital Estrela. A nova sede será no Centro Comercial 300, maior edifício comercial do Vale do Taquari, e a inauguração está prevista para março.

Com 23 anos de história, o CRON atende pacientes de mais de 50 municípios gaúchos e é o único centro de saúde do interior do RS com acreditado com e excelência em serviços oncológicos pela Organização Nacional da Acreditação (ONA). No Estado, apenas três instituições alcançaram essa distinção.


Consequências da elevação na Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou as previsões do mercado e elevou a taxa básica de juros (Selic) em 1,5%. O indicador subiu de 7,75% para 9,25% ao ano, na sétima alta consecutiva após o Banco Central fixar a taxa na mínima história de 2%, em agosto do ano passado.

A elevação dos juros visa arrefecer a inflação, que ficou acima dos 10% no acumulados dos últimos 12 meses. Entre os reflexos diretos da medida estão aumento das taxas bancárias e o encarecimento do crédito. Tanbém influencia negativamente no consumo da população e nos investimentos do setor produtivo – um grande problema no momento em que a retomada pós-covid perde tração.

Para 2022, os economistas acreditam que a Selic deve sofrer novas elevações. Os motivos vão desde a crise hídrica que pressiona os preços da energia elétrica passando pelas eleições do ano que vem e o risco fiscal a partir do rompimento do teto de gastos. A expectativa é de juros e inflação em dois dígitos, cenário bastante preocupante.



• Sincovat e Aescon – Duas das principais entidades representativas da classe contábil, Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) e Associação das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Vale do Taquari (Aescon), empossam hoje as diretorias do biênio 2022/2023. Os atuais presidentes Noeli Kuhn, do Sincovat, e Dani Petry, da Aescon, serão reconduzidos ao cargo em cerimônia com início previsto para às 21h30min, na sede do Sincovat, em Lajeado.

• Ferros Castro – Com 25 anos de história dedicados à produção de produtos de aço, a Ferros Castro prepara investimento em uma nova unidade na cidade de Bom Retiro do Sul. Na próxima quinta-feira, 16, a Administração do município promove ato de destinação da área de terras para a obra. O evento ocorre às 19h, na Cervejaria Salva.

Acompanhe
nossas
redes sociais