Homicídios no RS têm queda de 18,3% em setembro

Indicadores

Homicídios no RS têm queda de 18,3% em setembro

Dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Números tiveram queda de 18,3% neste mês.

Por

Atualizado terça-feira,
13 de Outubro de 2020 às 16:41

Homicídios no RS têm queda de 18,3% em setembro
(Foto: Arquivo A Hora)
Estado

A Segurança Pública do Rio Grande do Sul alcançou redução inédita dos homicídios em setembro. O total no RS caiu de 126 no ano passado para 103 (-18,3%), o menor para o mês em toda a série histórica – o sistema de contabilização permite extrair o número de vítimas no Estado em separado de ocorrências a partir de 2005.

Com o resultado, foi mantida a diminuição no acumulado deste ano frente ao mesmo período de 2019. Na soma de vítimas entre janeiro e setembro, o total reduziu de 1.380 no ano passado para 1.281 neste ano (-7,2%), o menor número desde 2007, que teve 1.271 óbitos por assassinato no intervalo de nove meses.

O foco territorial no combate à criminalidade, estratégia empregada pelo RS Seguro, segue como principal fator para a queda nos homicídios. Todo o ranking das 10 maiores reduções em número de vítimas na comparação de acumulados deste ano e do anterior é ocupado por municípios que integram o grupo de 23 cidades priorizadas pelo programa.

Além disso, seis cidades das 23 priorizadas para a análise mensal da GESeg encerraram setembro com zero homicídios registrados: Lajeado, Cachoeirinha, Ijuí, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Capão da Canoa – neste último município, completaram-se dois meses consecutivos sem nenhuma vítima de assassinato.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais