Nova enchente do rio Taquari obstrui vias em Lajeado

Alerta

Nova enchente do rio Taquari obstrui vias em Lajeado

Há bloqueios em ruas nos bairros Centro, Praia, Moinhos, Jardim do Cedro, Universitário e Carneiros

Por

Nova enchente do rio Taquari obstrui vias em Lajeado
Rua Bento Rosa foi uma das mais afetadas pela cheia dos últimos dias
Lajeado

A cheia do rio Taquari já altera a rotina de Lajeado. O cruzamento da Avenida Décio Martins Costa com a Rua Santos Filho já foi tomado pelas águas, sendo bloqueado e sinalizado pelo Departamento de Trânsito.

A rua Arnoldo Uhry, na divisa entre Moinhos e o Jardim do Cedro, bem como o entroncamento das vias Júlio May com Francisco Oscar Karnal, ladeado pelo Parque dos Dick no Centro da cidade, e os cruzamentos das vias Alberto Torres e João Batista de Mello com Avenida Décio Martins Costa, divisa dos bairros Centro e hidráulica, já foram bloqueados e sinalizados.

Isso também foi feito na rua Pedro Petry, no bairro Universitário e nas ruas Capitão Leopoldo Heineck e Carlos Spohr Filho, no Centro. O mesmo deve ocorrer na rua Santos Filho, no Parque dos Dick, já que o trecho começa a inundar com o nível do rio Taquari na marca dos 20,25 metros, e na rua João Abott.

A rua Bento Rosa, no bairro Carneiros, nas proximidades do Associação Atlética Municipal, está bloqueada para o trânsito em função de desmoronamentos da calçada de passeio e parte da via.

“Não é possível fazer uma estimativa de qual cota teremos nessa nova cheia, mas a cota dos 22 metros não é descartada”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Heitor Hoppe. Ele explica que o nível do Rio Taquari é monitorado a cada hora tanto na régua posicionada em Estrela, assim como em Encantado, o que ajuda na previsibilidade do alcance da cheia em Lajeado quando o nível do rio Taquari estabiliza no município.

Famílias voltam ao Parque do Imigrante

Das 104 famílias que foram abrigadas no Parque do Imigrante em função da cheia de quarta e quinta-feira, seis haviam deixado o local. Porém, remoções estão ocorrendo desde a tarde deste domingo para retirar novamente as famílias que residem nas partes mais baixas da cidade.

Hoppe projeta que além das famílias abrigadas no Parque do Imigrante, outras 300 famílias ficaram desalojadas ainda em função da enchente do meio da semana.

Acompanhe
nossas
redes sociais