Fruki inova na logística e testa caminhão elétrico

Sustentabilidade e economia

Fruki inova na logística e testa caminhão elétrico

Primeira viagem ocorre hoje para região metropolitana. Entre as vantagens do veículo elétrico, estão o custo menor do deslocamento e manutenção, além de vida útil de aproximadamente cinco anos a mais que os caminhões a diesel

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Atualizado terça-feira,
19 de Maio de 2020 às 11:13

Fruki inova na logística e testa caminhão elétrico
Objetivo é simplificar o cadastro para aprimorar a eficiência no transporte de cargas do país. Foto: Arquivo A Hora
Lajeado

A Fruki iniciou testes com um caminhão elétrico no transporte dos produtos. O assunto foi abordado pelo gerente corporativo de logística, Daniel Coelho no programa Frente e Verso da manhã de hoje.

Conforme Coelho, o projeto iniciou no ano passado a partir do interesse da Fruki em promover a sustentabilidade. “Para se ter uma ideia, o combustível representa 17% dos gases do efeito estufa. Mesmo nessa época de dificuldade, a Fruki não deixou os projetos importantes focados no meio ambiente”, destaca.

O caminhão elétrico foi desenvolvido pela JAC Motors. Hoje, ocorre a primeira viagem para a região metropolitana. “Vamos trazer no fim desse período informações valiosas de como foi essa logística”, reforça.

O caminhão elétrico poderá rodar cerca de 250 quilômetros carregado com até quatro toneladas e 400 quilômetros vazio. O torque do elétrico é quase o dobro de um veículo a diesel. “A força era uma das nossas preocupações. Mas o caminhão elétrico se mostrou mais eficiente”, comenta Coelho.

Entre as vantagens, o caminhão elétrico reduz o custo operacional em 74%. Para rodar 100 quilômetros, um caminhão tradicional gasta cerca de R$ 100 em combustível. No caso do elétrico, custo cai para R$ 20.

A manutenção também diminui cerca de seis vezes pelo fato do veículo de carga elétrico possuir menos peças que o movido a diesel.

Outro benefício, conforme Coelho, é a vida útil do elétrico que pode chagar a 15 anos. São cinco anos a mais que um caminhão tradicional.

Por ser um projeto inovador no estado, uma das desvantagens é a falta de postos de combustível voltados para os veículos elétricos. Por isso, o transporte de cargas poderá ocorrer apenas em curtas e médias distâncias.

Atualmente, a Fruki possui uma frota própria com 61 caminhões. O raio de distribuição chega a uma média de 150 quilômetros, sendo que 70% dos caminhões circulam menos de 250 quilômetros por viagem, finaliza Coelho.

Ouça a entrevista completa no link:

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