Testes na Univates dependem da liberação de kits

Coronavírus

Testes na Univates dependem da liberação de kits

Representantes da universidade se reuniram com secretária de Saúde do RS

Por

Testes na Univates dependem da liberação de kits
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Univates busca se habilitar para poder fazer os testes para o coronavírus em Lajeado. Representantes da universidade estiveram nessa terça-feira, 17, com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.

A possibilidade de outros laboratórios, além do Laboratório Central do Estado (Lacen) fazerem os testes foi tema do encontro. As universidades com estrutura para estes exames pretendem auxiliar o Lacen para diminuir a demanda que está concentrada em apenas um laboratório.

“Muito provavelmente eles precisarão do apoio dos laboratórios das universidades que podem fazer esses testes. Mais: talvez se faça uma rede para que isso ocorra”, afirma o reitor da Univates, Ney Lazzari.

Neste caso, os laboratórios universitários fariam o primeiro teste. As amostras que dessem positivo seriam encaminhadas ao Lacen.

Ainda antes do início da pandemia de coronavírus, a universidade adquiriu dois equipamentos chamados PCR. Capazes de identificar vírus, eles ampliam a capacidade de oferta de análises.

No entanto, para que se possa fazer essas análises, é necessário ter os kits para o teste do covid-19, que estão escassos no mercado.

“Pelas informações que temos, será possível, sim. Mas ainda estamos analisando quantos kits seria viável adquirirmos. Tudo ainda é uma possibilidade, não podemos afirmar que conseguiremos atender essa demanda, embora nosso Laboratório de Análises Clínicas tenha habilitação para liberar este exame”, avalia Lazzari.

Acompanhe
nossas
redes sociais