Procissões, tapetes e caridade para celebrar tradição católica

Corpus Christi

Procissões, tapetes e caridade para celebrar tradição católica

Atividades em Lajeado e Estrela devem reunir mais de mil pessoas cada. Outros 13 municípios também realizam programação no Vale do Taquari

Por

Procissões, tapetes e caridade para celebrar tradição católica
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A tradição cristã celebrada desde o século XIII reúne milhares de fiéis nesta quinta-feira, 20. Pelo menos 15 municípios de abrangência do Grupo A Hora realizarão atividades para celebrar o mistério da eucaristia e o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo.
Um dos maiores eventos do Corpus Christi no Vale do Taquari é organizada pela Paróquia Santo Inácio de Loyola, de Lajeado. Cerca de duas mil pessoas devem participar da programação que inicia a partir das 6h, com alvorada festiva e confecção dos tapetes nas ruas que circundam a Praça da Matriz.
Às 9h está programada a missa seguida com a procissão e benção. Os presentes também serão convidados a conhecer as novas instalações do salão paroquial. Grupos da catequese, cursilho, ministros e Colégio Madre Barbará auxiliam na programação.
Para o padre Rafael Toillier, o Corpus Christi serve para os católicos levarem às ruas a fé em Jesus, recordando a passagem da Santa Ceia.
Em Lajeado, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Moinhos também realiza celebração que deve reunir cerca de 500 pessoas. Os tapetes serão confeccionados a partir das 6h em frente à igreja matriz. Às 8h30min, está programada missa e procissão pela quadra da igreja com três paradas em locais decorados com tapetes e com um altar mostrando Jesus Cristo crucificado.
 

Duas celebrações em Estrela

Cerca de 200 fiéis da Paróquia Santo Antônio de Estrela madrugarão para montar os tapetes nas ruas da Igreja Matriz, trabalho que inicia às 5h. A missa está programada para às 9h, seguido de procissão na quadra da igreja matriz. Mais de mil pessoas devem participar da celebração religiosa.
O pároco Neimar Schuster classifica o Corpus Christi como um evento para aproximar a igreja da sociedade. Na avaliação dele, os fiéis se unem para decorar as ruas e mostrar que o “caminho até Jesus Cristo é belo”.
Outra celebração que ocorre em Estrela é organizada pela Paróquia São Cristóvão. A programação inicia às 9h30min com missa e procissão paroquial na comunidade Santa Maria Goretti. Após, haverá almoço de confraternização.
11_AHORA
 

Caridade em Arroio do Meio

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Arroio do Meio, terá uma novidade no Corpus Christi deste ano. Os cerca de 800 fiéis que participam do evento são convidados a doar alimentos e produtos de limpeza que serão distribuídos a entidades e famílias carentes.
“Essa relação da nossa fé a Jesus Cristo está ligada à caridade. Então a gente procurou alimentar essa ideia aproveitando a passagem do Corpus Christi”, comenta o pároco Alfonso Antoni.
A programação inicia às 8h30min com missa na igreja matriz. Após, ocorre procissão de aproximadamente um quilômetro pelas principais ruas do centro. A Comunidade São Vendelino, de Forqueta, também realiza missa, às 9h, e confecção de tapetes.
 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

EZEQUIEL NEITZKE – ezequiel@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais