Ação estimula hábitos contra  o sedentarismo

DIA DO DESAFIO

Ação estimula hábitos contra o sedentarismo

Acrescentar atividades físicas na rotina é o grande desafio. Caminhar e pedalar são práticas com boa adesão de quem busca uma vida mais saudável

Por

Ação estimula hábitos contra  o sedentarismo

Um dos maiores males do século não se trata, cientificamente, de uma doença. Mas é algo que afeta uma parcela considerável da sociedade brasileira. O sedentarismo, ausência da prática de qualquer exercício físico em intensidade moderada ou forte, atinge até 47% dos brasileiros, segundo estudo recente da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Assim como a preocupação, o incentivo à prática de exercícios também cresce. Esse é um dos propósitos do Dia do Desafio, que é promovido sempre na última quarta-feira de maio. Por pelo menos 15 minutos, as pessoas são convidadas a fazer qualquer tipo de atividade física e, posteriormente, incentivadas a tornar isso um hábito diário.
Se exercitar é um ato que pode ser feito de diversas formas para sair da rotina e buscar uma vida mais saudável. Sobre rodas é uma das experiências que vem ganhado muitos adeptos, como acontece no Vale. Leandro André Stumm integra o grupo Vale Ciclismo e aproveitou o dia para fazer o que mais gosta: pedalar.

Felipe é acompanhado pelo pai Leandro: pedalar é atividade favorita deles

Felipe é acompanhado pelo pai Leandro: pedalar é atividade favorita deles


“Nossa meta é praticar o dia todo e mostrar para as pessoas como é bom fazer exercício físico. Assim como tem o dia dos pais e o dia das mães, essa é uma data especialmente dedicada a isso”, salienta. O gosto dele pela bicicleta está sendo seguido inclusive pelo filho Felipe Leonardo Deboer Stumm, de apenas 4 anos. Incentivado desde cedo, ele participou com o pai da atividade.

“Maneirada” após problema pulmonar

O Parque dos Dick é o local favorito de Diva Martini Bettio, 50, para se exercitar. Ela costuma utilizar a pista para fazer caminhadas, mas aproveitou a tarde de ontem para pedalar. Devido a um problema pulmonar, ela foi orientada pelos médicos a não abandonar os exercícios, mas a diminuir a intensidade das atividades físicas.
“Eu sempre gostei muito de andar de bicicleta. Antes, eu ia e voltava do trabalho para casa pedalando, mas depois desse problema passei a fazer atividades mais leves”, comenta Diva, que reside no bairro Moinhos e trabalha em uma lanchonete no bairro Americano. O percurso entre um local e outro, que dura cerca de 25 minutos, é feito sempre a pé.
Na terceira idade, se exercitar para sair do sedentarismo também é um barato. Ersti Feil, 67, frequenta a academia do Sesc todos os dias. Moradora do bairro São Cristóvão, ela decidiu fazer uma corrida leve na pista de corridas do parque. “Sou integrante do grupo Maturidade Ativa e participo de uma série de atividades, como jogos, passeios e palestras. Hoje, decidi participar também do Dia do Desafio”, salienta.

Dia do Desafio

Celebrado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio tem como objetivo motivar a população a praticar atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental. Comunidades de diferentes cidades se reúnem para disputar competições e desafios que estimulam o corpo.
A ideia é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário. Desde 2000, é promovido pelo Sesc.
 

MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais