Forqueta encerra ciclo  de encenações sacras

Arroio do Meio

Forqueta encerra ciclo de encenações sacras

Cerca de cinco mil pessoas são aguardadas em um dos espetáculos mais tradicionais da região

Por

Forqueta encerra ciclo  de encenações sacras

A 22ª edição da Via Sacra de Forqueta terá novidades no cenário e mudanças no roteiro. A programação ocorre na noite desta sexta-feira, 19, com apresentação da Orquestra Municipal de Travesseiro, às 19h15min, seguido da encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo, às 20h.
 
Cerca de 120 voluntários devem participar do espetáculo que ocorre no Cenário da Lagoa, localizado aos fundos da Igreja Matriz São Vendelino, no distrito de Forqueta. Não haverá cobrança de ingresso, entretanto o público é convidado a fazer alguma doação espontânea.
 
A Via Sacra de Forqueta encerra a programação alusiva à Páscoa de Arroio do Meio. Organizadores pedem para as pessoas trazerem cadeiras e informam que haverá venda de lanches e bebidas no local. Em caso de chuva, o evento pode ser cancelado.
 

Mais interação com os espectadores

Faz duas décadas que Paulo Haas dirige a Paixão de Cristo do distrito de Forqueta. Todos os anos, segundo ele, há o desafio de inovar a narrativa sem fugir da história contada pela Bíblia. “Temos passagens como a ceia e a crucificação que precisam ser mantidas. Esse ano vamos mudar alguma coisa no fim e no começo do roteiro para surpreender os presentes”, antecipa.
 
Conforme o diretor, a peça deverá ter uma interação maior com o público neste ano. Ele cita ainda a participação da Orquestra Municipal de Travesseiro no meio da peça que deve ter duas horas de duração.
 

Maior público

Os organizadores estão confiantes em relação à presença do público. Assessor e ator voluntário, Liniker Duarte estima que mais de cinco mil pessoas deverão prestigiar a peça. “Desde as primeiras encenações, sempre tivemos bom público, de 800 a mil pessoas. A diferença de hoje é que alcançamos a casa do milhar”.
 
A Via Sacra de Forqueta tem uma fanpage no Facebook chamada Cenário da Lagoa. Lá os organizadores interagem com pessoas de todo o estado, em especial, da Região Metropolitana e Serra Gaúcha. “Tem muitos que nunca estiveram em Arroio do Meio, mas mostram interesse de vir para a peça”, comenta Liniker.
 

Melhorias no cenário

Com mais de mil metros quadrados de área, o Cenário da Lagoa foi cedido pela Comunidade Católica São Vendelino em 2012. Todo ano os organizadores realizam melhorias para tornar o palco mais fidedigno com a antiga Roma da época de Cristo.
Neste ano, a inovação é um pórtico com arquitetura semelhante à romana. Ela será utilizada nas passagens em que Jesus entra na cidade de Jerusalém.
 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais