Deixe a criança cozinhar!

Gastrô Kids

Deixe a criança cozinhar!

Se a cozinha se tornou um espaço terapêutico para muitos adultos, para as crianças esse cômodo da casa é uma fonte de aprendizado e diversão, além de aproximar os pequenos dos alimentos em sua forma mais natural. Segundo a nutricionista…

Por

Deixe a criança cozinhar!
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Se a cozinha se tornou um espaço terapêutico para muitos adultos, para as crianças esse cômodo da casa é uma fonte de aprendizado e diversão, além de aproximar os pequenos dos alimentos em sua forma mais natural.

Segundo a nutricionista especialista em Nutrição Materno Infantil Carolina Lindenmeyer Prates, esse contato com o preparo dos alimentos desde a infância influencia nos hábitos alimentares adotados na fase adulta.

Quantos pais já ouviram os filhos dizendo que não gostam de um alimento sem nem mesmo experimentar, principalmente verduras e frutas? Pois a possibilidade de ver, tocar, cheirar, experimentar e saber como são preparados os alimentos proporciona maior aceitação da criança no momento de provar algo que ela não conhece. “Nesse sentido, o envolvimento da criança no preparo de uma receita com algum alimento pouco aceito por ela pode aproximá-la de novos sabores.”

Gastro_04

Segundo Carolina, criança não gosta de apenas ficar olhando. Para prender a atenção dos pequenos diante das panelas, é preciso envolvê-los, delegando tarefas compatíveis com a idade, como lavar algum vegetal, descascar, mexer uma mistura. Receitas muito demoradas também não são indicadas. “Não mais do que uma hora é o ideal. Utilize utensílios lúdicos: forminhas coloridas, cortadores de biscoitos em formatos de animais, coloque avental na criança”, sugere.

Esse também pode ser o momento de mostrar à criança os alimentos em sua forma natural e falar de onde eles vêm. Fazer uma pequena horta ou canteiro em casa para acompanhar o crescimento de determinada hortaliça é outra forma de aproximar os pequenos de alimentos mais saudáveis. Mas o exemplo prático ainda é o mais importante, ressalta Carolina. “Se você quer que seus filhos comam de forma saudável, você também precisa comer de forma saudável e mostrar isso a eles.”

Além de ter mais referências para a formação dos hábitos alimentares, na cozinha a criança também desenvolve outras habilidades. Coordenação motora (ao picar, descascar, mexer, espremer, amassar), noções de matemática (ao dividir um alimento e utilizar medidas), hábitos de higiene e organização (lavar os alimentos, lavar as mãos, lavar os utensílios, guardá-los) e, a principal, autonomia, pois aprende a preparar seu alimento, lista Carolina.

Oficina

No dia 24 ocorre a segunda parte da oficina de Culinária Infantil da Divina Terra, que iniciou na quinta, 19, (vagas esgotadas), ministrada por Carolina. Tatiana Backes, mãe de dois meninos e sócia-proprietária do estabelecimento, diz que para que a proposta fosse atraente em todos os sentidos fizeram parceria com a Colorá Festas. “Além das crianças produzirem todo o lanche da tarde, elas poderão se divertir nos brinquedos disponíveis no espaço. Será uma tarde de gostosuras e pura diversão.”

omelete muffins

Carolina ensina como pais e filhos podem preparar um omelete colorido (egg muffin)

INGREDIENTES

• 6 ovos
• 1 xícara de leite desnatado ou leite vegetal
• 1/2 cenoura cozida
• 1/2 tomate
• 3 flores de brócolis cozidos
• Sal e orégano a gosto
• Forminhas de cupcake de silicone

MODO DE PREPARO

• Em uma bacia pequena, bata os ovos com o leite. Tempere com sal e orégano. A criança pode quebrar os ovos (elas adoram fazer isso). Ela também pode mexer e misturar.
• Separe 2 tábuas de picar: uma para você e uma para a criança. Dê a ela uma faca sem ponta.
• Ela pode picar os vegetais mais macios (como o brócolis e a cenoura cozidos). Você pode auxiliar, cortando a cenoura em tirinhas e ela, então, vai cortando os quadradinhos. Pique o tomate (ela também pode auxiliar).
• Em seguida, misturem tudo aos ovos mexidos.
• Despejem a mistura nas forminhas de cupcake e levem para assar em forno médio (180°C) até o ovo cozinhar bem (20 minutos aproximadamente). Depois é só esperar esfriar e desenformar (não gruda!). Está pronto, vocês terão bolinhos coloridos cheios de nutrientes prontos para a família!

Acompanhe
nossas
redes sociais