Arroio do Meio celebra a diversidade gastronômica

Feira da comida

Arroio do Meio celebra a diversidade gastronômica

Com pratos típicos da cultura alemã com pitadinhas da influência italiana, portuguesa, africana e de reminiscências tupis que permaneceram nos costumes dos brasileiros mesmo depois da chegada dos colonizadores ao país, Arroio do Meio inaugura neste domingo, 22, a 1ª…

Por

Arroio do Meio celebra a diversidade gastronômica
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com pratos típicos da cultura alemã com pitadinhas da influência italiana, portuguesa, africana e de reminiscências tupis que permaneceram nos costumes dos brasileiros mesmo depois da chegada dos colonizadores ao país, Arroio do Meio inaugura neste domingo, 22, a 1ª Feira Gastronômica Sabores de Arroio do Meio. Ocorre na Rua de Eventos, das 10h às 17h.

A ideia foi levantada no grupo Conversando sobre Turismo, que se reúne mensalmente na Casa do Museu, tendo em vista a tradição e variedade do município dentro da gastronomia e quantidade de empreendimentos do segmento.

Entre uma bandeja de biscoitos e uma mesa recheada de cucas de diversos sabores, a feira tem o objetivo de incentivar os empreendedores locais e valorizar a diversidade, cultura e receitas da culinária arroio-meense.

Mas não é só de gastronomia que é feita a tradição do município. A abertura terá a participação do Coral Municipal e o dia será regado a apresentações no Palco de Talentos com artistas individuais, independentes e grupos do Núcleo de Cultura.

Embalado pela música, à tarde, o grupo de Dança Sênior inicia as apresentações a partir das 13h, seguindo com categorias do Helmuth Kuhn, CTG Querência e Fröhsinn. Às 15h, o protagonismo fica no palco com a participação da Orquestra da Escola Municipal Princesa Isabel, e, ao final, todos os grupos se integram em uma dança conjunta

Para incentivar artistas locais de todas as áreas, na parte interna do Clube Esportivo, artistas plásticos expõem suas telas. Fotografias e brinquedos infláveis também são atrações.

Entre os quitutes, a diversidade de alimentos produzidos por 21 empreendedores como padarias, confeitarias, agroindústrias e sorveterias comercializam variedades em doces, salgados, biscoitos, cucas, pães, linguiças, salsichões, conservas, tortas, bolos, pizzas, alimentos da linha integral, sorvetes, entre outros.

Além dos produtores, a Associação de Menores de Arroio do Meio (Amam) vai comercializar bebidas como café, leite, chá, suco, água e refrigerante. A feira também apresenta uma Praça de Alimentação com quitutes preparados na hora. O acesso à feira é gratuito, mas cada um paga pelo que consumir.

Segundo a coordenadora de Cultura de Arroio do Meio, Carla Schroeder, a expectativa é grande porque não vai ter tempo ruim que cancele a festividade. Também fazem parte da organização o coordenador da Indústria e Comércio Henrique Meneghini e a vice -prefeita Eluise Hammes.

O evento é uma iniciativa do governo de Arroio do Meio com apoio e participação de entidades e empreendedores locais. Entre eles, a Ervateira Ximango, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação das Artesãs Arroio do Meio em Arte, Associação dos Meliponicultores do Vale do Taquari, Câmara de Dirigentes Lojistas, Espaço Casa do Museu, Caminhos da Forqueta, entre outros.

21 padarias, confeitarias, agroindústrias e sorveterias comercializam variedades em doces, salgados, biscoitos, cucas, pães, linguiças, salsichões, conservas, tortas, bolos, pizzas e muito mais, nesse domingo.

Acompanhe
nossas
redes sociais